Dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram selecionados para integrarem a equipe do projeto nacional de pesquisa e extensão “Arbovírus Dengue, Zika e Chikungunya: gestão da informação, educação e comunicação”. A coordenação-geral do projeto está sediada na Universidade Nacional de Brasília (UnB) e contará com uma equipe formada por professores e estudante de pós-graduação e graduação de todos os estados e do Distrito Federal.
O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS), vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Nacional de Brasília (NESP/UnB). O financiamento é da Fundação de empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), responsável pelas bolsas. O valor é de R$ 770 para alunos de graduação, pelo período de 10 meses.
Os estudantes do Departamento de Comunicação aprovados na seleção foram: Daniella Renally Bezerra Regis e Deivide Eduardo de Souza Gomes. Além deles, outros sete alunos foram classificados para o cadastrado de reserva. O resultado completo, com todos os nomes e a lista de aprovados em todos os estados está disponível AQUI.
O PROJETO
O projeto forma a Rede Arbocontrol Brasil, com foco na gestão da informação e saúde e tradução do conhecimento. A rede é composta pela representação nacional de Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões brasileiras.
A Coordenação-regional do Nordeste está sob a responsabilidade da professora Patrícia Monteiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já a coordenação estadual da Paraíba é do professor Rostand Melo, da UEPB. Em âmbito nacional, o projeto é coordenado pelas professoras Ana Valéria Machado Mendonça (gestora do componente 3 – Educação, Informação e Comunicação para o Controle do Vetor) e Maria Fátima de Sousa (coordenadora geral), ambas no NESP/UnB.
O objetivo do projeto é desenvolver e implementar estratégias de comunicação para estimular o engajamento da sociedade no combate aos vetores das arbovirores, dentre eles o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.
Para permitir que o conhecimento científico chegue à população, serão realizadas oficinas em comunidades a partir do estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. As oficinas serão formatadas de modo a promover a educação midiática, respeitando os princípios da qualidade da informação em saúde e reconhecer os saberes loco regionais de cada área atendida.
Texto: Rostand Melo (Professor/DECOM)
Alunos de Jornalismo são selecionados para participar de projeto de Comunicação em Saúde na UnB
26 de julho de 2021