Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

17 de setembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Eles são jovens, cheios de sonhos e com muitas possibilidades para seguirem em frente em suas vidas. E o primeiro grande passo para isso foi confirmado na tarde da última quinta-feira (13), no Auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus de Campina Grande, quando os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram da solenidade de entrega de certificados pela conclusão de seus respectivos cursos do ano letivo 2017.

A escola, localizada no Câmpus II da UEPB, em Lagoa Seca, reuniu 30 concluintes de cada curso que confirmaram o fechamento de um projeto pedagógico que tem como objetivo capacitar mão de obra em nível médio, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da agropecuária paraibana. Os dois cursos técnicos estão inseridos em uma proposta de ensino em que a dinâmica do trabalho caminha junto aos avanços tecnológicos. A solenidade foi presidida pela pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Rochane Vilarim, que na oportunidade representou o reitor Rangel Junior.

Para que todos confirmassem seu propósito em exercer da melhor forma sua profissão, foi realizado o juramento de conclusão dos cursos. A aluna Viviane de Oliveira Alexandre foi a responsável por fazer o juramento em nome dos seus colegas do curso técnico em Agropecuária, enquanto Ruan Sávio Aguiar representou os concluintes do curso técnico em Agroindústria. A oradora das turmas foi a estudante Jéssicka Christina dos Santos, do curso de Agroindústria.

Em seu discurso, Jéssicka relembrou várias histórias vivenciadas pelos alunos nos últimos dois anos, agradeceu aos pais, professores e servidores da Escola Assis Chateaubriand pelo empenho, dedicação e crença nas vitórias, bem como a valorização do conhecimento que adquiriram ao longo de cada curso. Ela ainda fez uma homenagem póstuma ao aluno Rafael Oliveira, falecido este ano.

“Encontramos ao longo da nossa caminhada valores os quais jamais esqueceremos. A importância de aprender e ensinar reciprocamente, de discutir ideias e formular novos conceitos, a maturidade de conviver com as divergências de opiniões é algo muito valioso. O conhecimento adquirido nos levará a atuar na vida prática como agentes de mudanças”, afirmou a oradora das turmas concluintes.

Escolhido como paraninfo e patrono das turmas concluintes dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, o professor João Araújo de Farias não escondeu a satisfação da homenagem, bem como fez um discurso encorajador e motivador para os recém-formados. Segundo ele, esses novos profissionais que a UEPB está colocando no mercado de trabalho estão preparados para exercer sua profissão da melhor forma possível, agindo com responsabilidade, ética e, acima de tudo, profissionalismo.

“Fico grato com esta homenagem, por ter sido escolhido paraninfo dessas duas turmas tão especiais. Estou nesta Universidade há mais de 30 anos e sou testemunha dos avanços que ela deu. Vocês, concluintes, têm novos objetivos agora pela frente, irão encarar o mercado de trabalho e defender com unhas e dentes a profissão de vocês, além de exercê-la com ética, profissionalismo e olhar para a pessoa humana”, disse o professor João Araújo.

Após o discurso do paraninfo, foi feita a entrega dos certificados. O formando Alex Sandro Alves da Silva, do curso de Agroindústria, recebeu o diploma das mãos do professor Alde Cléber Lima Silva, diretor da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, representando todos os concluintes dos cursos técnicos em Agroindústria e Agropecuária do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais.

A pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância da UEPB, professora Rochane Vilarim, destacou o momento de festa que todos os alunos estão vivenciando, contudo, ainda lembrou a contribuição fundamental dos pais e familiares dos alunos e frisou que a partir deste momento eles passam a representar a Universidade Estadual da Paraíba em suas respectivas atividades profissionais.

“A partir de agora vocês estão levando o nome da UEPB para todos os lugares. Por isso, ajam com ética, sejam respeitosos para que todo o conhecimento que vocês adquiriram ao longo do curso sejam ressaltados em todos os momentos. Vocês só serão profissionais éticos se continuarem sendo pessoas éticas, corretas, que valorizam a pessoa do outro. Desejo muitas felicidades e acredito que a vitória de todos vocês está apenas começando”, afirmou professora Rochane Vilarim.

Compuseram a mesa da solenidade de conclusão dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria o diretor do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCAA), professor José Félix de Brito Neto; o diretor da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, professor Alde Cleber Lima Silva; o professor Cláudio Silva Soares, chefe de departamento de Agroindústria e Agropecuária; a coordenadora do curso de Agroindústria, professora Maria do Socorro Bezerra; além do servidor técnico Administrativo, Saint-Clear Sena e Santos.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Emanuelle Carvalho e Géssica Souza (Estagiárias)

O post Solenidade de entrega de certificação marca conclusão dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria apareceu primeiro em UEPB.

Clique para exibir o slide.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Emanuelle Carvalho e Géssica Souza (Estagiárias)