Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

29 de agosto de 2017

O Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH), com realização bianual, teve sua primeira edição em 2007. E em 2017, em sua quinta edição, o evento trará como temática a discussão sobre “Ciência e Representações da Longevidade”, destacando sobre as representações da velhice na sociedade contemporânea, além do aumento do número da população idosa.

O evento será realizado de 22 a 24 de novembro de 2017, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso – Centro de Convenções, em Maceió (AL) e tem como objetivos: oportunizar e fomentar a divulgação científica e o intercâmbio entre estudantes, profissionais e pesquisadores, com discussões sobre as transformações, impactos e perspectivas relacionadas ao envelhecimento humano; além de debater propostas que visam a melhoria da qualidade de vida da população idosa, e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da interdisciplinaridade.

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global e esse processo caracteriza-se pelo constante aumento da expectativa de vida, tornando-se um tema cada vez mais recorrente nos estudos científicos, devido, dentre outros fatores, a esse aumento expressivo do número de idosos, evidenciado por exemplo, em estudos realizados pela Divisão de População da Organização das Nações Unidas que mostram que em 1975, o número de pessoas com mais de 60 anos girava em torno de 300 milhões. A partir dessa mesma pesquisa, estimativas apontam que, em 2025, o número de pessoas com mais de 60 anos ultrapassará a marca de 1 bilhão.

O 5º CIEH é um evento científico que engloba atividades que possibilitam o debate entre os participantes através de conferências, palestras, simpósios, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, atividades culturais, dentre outras, com um amplo acesso as diversas formas de informações acerca do envelhecimento, além de ser uma grande oportunidade de troca de experiências.

Destaca-se que a temática do evento representa o expressivo interesse em discussões relevantes sobre: Gerontologia Social, Doenças Biopsicossociais no Processo de Envelhecimento, Práticas Clínicas e Terapêuticas direcionadas a Pessoa Idosa, Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa, Fisioterapia Gerontológica, Odontogeriatria, Atividade física, estilo de vida e longevidade, Envelhecimento Ativo e Bem sucedido, Afetividade, Sexualidade e Envelhecimento, Políticas Públicas e Direito da Pessoa Idosa, Cuidadores de pessoas idosas: formação e competências, Universidades Abertas à Terceira Idade, Inclusão digital, Tecnologias da informação e comunicação no envelhecimento, Aposentadoria, Mercado de Trabalho e Instituições de Longa Permanência, Envelhecimento e Interdisciplinaridade e Acessibilidade urbana e concepções arquitetônicas.

O 5º CIEH conta com o apoio de diversas instituições, dentre elas: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Associação Nacional de Gerontologia do Brasil (ANG), Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF RS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Maceió Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Turismo de Maceió, sendo uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP).

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas através do endereço eletrônico: www.cieh.com.br até o dia 16 de novembro de 2017, com prazo final para submissão de trabalhos o dia 11 de setembro de 2017. Podem participar do congresso: professores, pesquisadores, estudantes de graduação, licenciaturas e de pós-graduação. Outras informações pelo telefone (83) 3322-3222.

Colaboração: Realize Eventos

O post Congresso Internacional de Envelhecimento Humano discutirá “Ciência e Representações da Longevidade” apareceu primeiro em UEPB.