Realizada semestralmente pelo Departamento de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), teve início na noite desta segunda-feira (27), mais uma edição da Semana de Filosofia da UEPB. A abertura do evento aconteceu no auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e contou com a participação de professores e dezenas de alunos do curso. A palestra de abertura ficou por conta do professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Flávio de Carvalho, que abordou o tema “Quando existir e falar exigem cuidado”.
Durante sua palestra o filósofo destacou a aproximação de sua explanação com o tema geral do evento, “Perspectivas éticas no discurso filosófico ocidental”, uma vez que assuntos como Metafísica, Filosofia Contemporânea Francesa e o ensino de Filosofia foram abordados por ele. Ao longo da palestra, o professor fez recorrentes citações aos pensamentos de Michel Foucault e ao conceito de parresia, provocando inquietação para o debate com os alunos participantes do evento.
Para o coordenador da Semana de Filosofia da UEPB, professor Nilton Conserva, esses momentos de discussões e aprendizados são muito importante no processo de formação dos alunos, uma vez que a Filosofia se coloca como um instrumento de contestação do mundo, e ao mesmo tempo como item fundamental para a reflexão sobre o desenvolvimento da sociedade. Ele destacou a participação dos estudantes no evento e na troca de conhecimento entre todos os participantes.
As atividades da Semana de Filosofia retornam a partir desta quarta (29) e se encerram na quinta-feira (30). A programação conta com o oferecimento de 12 minicursos ministrados por professores da UEPB, UFCG e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Essas atividades são realizadas nos turnos da manhã e da tarde, enquanto que à noite acontecem as palestras.
Texto e Fotos: Givaldo Cavalcanti