Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Gerente Nacional de Assessoramento Fiscal avalia positivamente o trabalho do NAF em Monteiro

13 de fevereiro de 2017

Clique para exibir o slide.

Inaugurado em setembro de 2016, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), sediado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Câmpus de Monteiro, tem se destacado na capacitação de estudantes da Instituição para a prestação de assessoria contábil à população. Com o objetivo de conhecer as instalações do NAF Monteiro e as atividades realizadas pela unidade, a gerente nacional do NAF, Ana Paula Sacchi, veio à Paraíba e visitou as instalações do Núcleo na manhã da última quinta-feira (9). A visita fez parte do plano de ações elaborado pelo Comitê Nacional, que visa realizar uma avaliação dos serviços prestados.

Durante a visita, Ana Paula esteve acompanhada pela coordenadora regional Bruna Fonseca Selva Dallel e pelo coordenador do NAF da Delegacia Receita Federal do Brasil, professor Francisco Leite, que também é coordenador do Programa de Extensão Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento da UEPB, ao qual o NAF Monteiro está vinculado.

Ana Paula Sacchi avaliou positivamente as instalações do NAF em Monteiro, elogiando tanto a estrutura quantos os alunos que participaram do programa no último ano. “Depois dessa visita  vamos passar a usar como modelo a capacitação que a Receita Federal daqui da Paraíba está fazendo com os alunos do NAF e também como modelo algumas instalações que vimos aqui para os núcleos”, comentou.

Contando atualmente com mais de 180 NAFs em todo o Brasil, Ana Paula vê como objetivo maior para 2017 a manutenção desses núcleos, a fim de garantir que continuem a oferecer serviços de qualidade à população. “Nosso plano de ação para 2017, não é mais investir em crescimento em número de núcleos, mas em nós cuidarmos bem, estruturarmos bem os núcleos que já estão formalizados para que eles tragam frutos tanto para a Receita Federal quanto para a universidade, para os alunos e para a sociedade”, ponderou.

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal, como o de Monteiro, tâm como missão oferecer assessoramento fiscal de forma gratuita à população, com ênfase às pessoas que não tem acesso a um escritório de contabilidade. Os serviços prestados incluem, além de assessoria contábil, inscrição e informações cadastrais sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física, entre outros.

Texto e fotos: Maria Naiara e Renally Aguiar (Agência Receita para a Cidadania e Para o Desenvolvimento)