Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Evento sobre vocação, ética e compromisso social marca 10 anos do Curso de Pedagogia do CH

13 de fevereiro de 2017

Clique para exibir o slide.

“Vocação, ética e compromisso social”. Esse foi o lema que pautou, na última sexta-feira (10), a mesa redonda realizada em homenagem aos 10 anos de implantação do Curso de Pedagogia no Centro de Humanidades do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

O evento, que marca a abertura de uma série de atividades acadêmicas e culturais que devem ser promovidas durante todo o ano, contou com a participação de professores, educadores, estudantes egressos e licenciandos. Para a coordenadora Rita Rocha, o curso representa uma conquista para a microrregião de Guarabira, que, de acordo com a docente, desde 2007 se tonou um polo de formação de pedagogos.

“Nosso intuito é dar uma resposta pública à formação do educador, demonstrando nosso comprometimento com as causas sociais e procurando contribuir com o desenvolvimento do meio onde estamos inseridos. Portanto, a iniciativa teve como foco refletir sobre a importância e a função da universidade na formação do pedagogo”, explicou a professora Rita.

Durante sua explanação, a professora Débora Regina contextualizou a trajetória do curso, ressaltando os desafios e esforços enfrentados em prol da instituição de um departamento próprio de Educação, que até então era vinculado ao Departamento de Letras. Segundo ela, o Curso de Pedagogia foi instituído numa época em que ainda não existia, na região, uma unidade de formação para o magistério em nível superior. “Nossa missão é formar profissionais conscientes do seu papel social, capazes de contribuir para o avanço da sociedade onde atuam, visando um mundo mais justo e solidário”, relatou a professora Débora, que é coordenadora adjunta do citado curso.

Já a professora Ivonildes Fonseca destacou a importância dos estudantes para os docentes que integram o Departamento de Pedagogia do CH, que, segundo comentou, se sentem estimulados ao vislumbrarem o entusiasmo e a motivação dos alunos com o desejo de atuarem como professores e fazerem a diferença em suas localidades. “Temos um currículo avançado, que contempla diversos campos do ensino, e um corpo discente estimulante. Isso nos deu a possibilidade de enriquecer nosso departamento em direção à pós-graduação, que, por sua vez, permite aos nossos estudantes a oportunidade de uma formação continuada”, disse Ivonildes, que também é vice-diretora do CH.

O representante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Willyam Amaral, aluno do 6º período, expressou a alegria de estar presente naquele momento de celebração. “Não me vejo fazendo outro curso. Para mim, Pedagogia reúne características que não vejo em outras ciências, ou seja, forma não apenas profissionais em educação, mas seres humanos, com sensibilidade para a vida, e para o outro”, destacou.

Emocionada, a estudante egressa Abiaci Figueiredo, integrante da primeira turma de Pedagogia, disse que fez a escolha certa ao ingressar no referido curso. Ela ainda descreveu a satisfação de observar como o curso se transformou de forma qualitativa nos últimos anos. “Sinto-me realizada e feliz com o que faço. Minha emoção é ainda maior ao voltar a este centro e perceber como o Curso de Pedagogia está mais consolidado”, enfatizou.

Desde 2007, ano em que foi implantado, o Curso de Pedagogia já devolveu à sociedade cerca de 300 novos educadores, número que corresponde à formação de 20 turmas. Atualmente, de acordo com dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), o curso computa 440 estudantes matriculados, sendo 117 do turno da manhã e 263 do período noturno.

Clique  e conheça a história do curso através do endereço eletrônico https://centros.uepb.edu.br/ch/cursos/licenciatura-em-pedagogia/

Texto: Simone Bezerrill