Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Editora da Universidade Estadual da Paraíba publica dois novos livros da série Literatura e Interculturalidade

9 de fevereiro de 2017

Espaço privilegiado para os professores, pesquisadores, poetas e escritores divulgarem sua produção científica e literária, a Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar mais dois livros. Como parte da série Literatura e Interculturalidade, os livros “O ensino de literatura hoje, da crise do conceito à noção de escritas” e “O conto e o romance contemporâneos na perspectiva das literaturas pós-autônomas”, ambos de autoria do professor Antônio de Pádua Dias da Silva, já se encontram disponíveis na livraria da EDUEPB para o público.

Com abordagens focadas no fértil solo da literatura, os livros são frutos de longas discussões nascidas em sala de aula. Primeiro a ser publicado e há mais tempo na editora, “O conto e o romance contemporâneos na perspectiva das literaturas pós-autônomas” reúne vários artigos escritos pelo professor Antônio de Pádua Dias e alunos da Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, que discutem o que é o conto e o romance hoje.

“O livro é o resultado de uma pesquisa em que a gente avalia, analisa e critica os conceitos de conto e romance clássico”, observou Antônio de Pádua. O autor e pesquisador ressalta que nos dias atuais é fácil se encontrar uma grande quantidade de produções literárias publicadas, mas elas não conseguem ser adequadas nem classificadas pelo rótulo clássico de conto ou romance.

A proposta do livro é buscar caminhos teóricos e metodológicos para identificar a natureza literária da obra publicada, bem como reinventar, conforme a tradição, o conceito de conto e de romance. O livro de 223 páginas é composto por 12 artigos escritos pelos pesquisadores Antônio de Pádua, Rodolfo Morais Farias, Oziel Rodrigues Chaves Neto, Annie Tarsis Morais Figueiredo, Maria Aparecida do Nascimento Dias, José de Sousa Campus Júnios, Luiz Gustavo de Sá Bezerra, Luiz Paulo de Carvalho Ferreira, Cleriston de Oliveira Costa, Clarissa Santos Silva, Claudeci da Silva Ribeiro e Micheline Barros Chaves.

Já o livro “O ensino de literatura hoje” busca questionar o conceito de literatura do livro didático do professor de Letras e compará-los às visões que estudantes e professores do ensino médio tem sobre literatura. A obra é resultado de dois anos e meio de pesquisa do autor e mostra como os professores e alunos universitários e do ensino médio têm conceitos diferentes sobre literatura.

Para produzir a obra de 248 páginas e comprovar a sua hipótese, o professor Antônio de Pádua fez um trabalho de campo em duas escolas estaduais de Campina Grande. Durante a sua pesquisa, o professor descobriu que a visão canônica não toma como literatura obras de escritores como Paulo Coelho. Antônio de Pádua Dias da Silva é professor de Teoria da Literatura do Departamento de Letras e Artes da UEPB. Ele também faz parte do Programa de Pós-Graduação da Instituição.

Texto: Severino Lopes