Será realizada na próxima terça-feira (22), no auditório I da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, em Bodoncongó, a palestra “Epigenética”. O evento é uma realização da Coordenação do curso de Agroecologia do Câmpus II e o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA). A atividade terá início às 15h.
O palestrante será o professor Vicente Wagner Dias Casali, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Minas Gerais. Autor e coautor de mais de 45 livros e premiado com a mais importante láurea da literatura do Brasil, o Prêmio Jabuti, o professor Casali debaterá sobre Epigenética, considerada um novo campo da genética. Serão abordados na palestra temas acerca de como os mecanismos Epigenéticos atuam; qual a relação na promoção ou desencadeamento do câncer; que terapias utilizam os conhecimentos epigenéticos; entre outros.
Além da palestra, entretanto a partir das 8h, o professor Casali, acompanhado de um grupo de docentes do curso de Agroecologia do Câmpus II, visitará uma comunidade de produtores e assentados na zona rural do município de Areia, onde ministrará um curso de extensão sobre homeopatia vegetal.
O curso será para educandos do bacharelado em Agroecologia e integrantes das Organizações parceiras do NERA. A palestra ministrada à tarde será aberta a toda comunidade acadêmica da UEPB e sociedade em geral. Não é necessário se inscrever antecipadamente.
Texto: Givaldo Cavalcanti