Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Livro de Matemática da Editora da Universidade Estadual da Paraíba é finalista do Prêmio Jabuti

24 de outubro de 2016

livro-01

Uma publicação da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) está entre as finalistas do Prêmio Jabuti 2016. A obra “Um Curso Básico de Teoria dos Números”, de autoria do professor Vandenberg Lopes Vieira, do Departamento de Matemática da UEPB, foi selecionada entre as dez finalistas que disputam o maior prêmio da literatura brasileira. O livro está concorrendo dentro da categoria Engenharias, Tecnologias e Informática. O resultado final sairá no dia 11 de novembro.

Escrito em 2014, o livro conta com 12 capítulos e mais um apêndice que aborda conteúdos como a teoria elementar dos números, divisibilidade, números primos, congruência, entre outros assuntos inerentes a área. De acordo com o autor, apesar de ser voltado ao ensino de Matemática, ele também  pode ser utilizado nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação. “É um livro que aborda conceitos de assuntos inerentes não só à Matemática. Por isso que ele tem um alto poder de alcance”, disse o professor Vandenberg.

Esta é a primeira vez que um livro de autoria de um professor da UEPB está entre os finalistas do concurso. Nas edições anteriores, onde obras publicadas pela EDUEPB disputaram e venceram o prêmio, os docentes da Instituição participaram como colaboradores ou coautores das obras. De acordo com o diretor adjunto da Editora Universitária, professor Roberto Faustino, este é um momento de comemoração pelo salto de qualidade que a produção acadêmica da Universidade dá a partir de uma indicação como essa.

“Podemos dizer que o livro ‘Um Curso Básico de Teoria dos Números’ foi feito por um professor que é prata da casa da UEPB. Vandenberg Lopes é o primeiro docente em plena atividade que é autor de uma obra que disputa um prêmio tão importante como o Jabuti. As outras indicações que a editora teve foram de autores de fora da Universidade. Isso tem um significado a mais para nós, e, com certeza, nos incentiva e permanecer nesse caminho de apoiar as produções dos nossos professores”, afirmou Roberto Faustino.

A indicação como finalista do Jabuti 2016 pegou o professor Vandenberg de surpresa, uma vez que, segundo ele, a concorrência da categoria Engenharias, Tecnologias e Informática é uma das mais altas do concurso. “Eu estou muito feliz com a indicação e ainda mais pelo trabalho que foi feito com o livro. Tínhamos a certeza de ter um bom livro à disposição, mas não imaginava que poderia ter a chance de ser premiado por ele. Fica meu agradecimento à EDUEPB pelo apoio, além da satisfação por ver um livro paraibano indicado como um dos melhores do Brasil em uma área muito concorrida”, finalizou.

O livro “Um Curso Básico de Teoria dos Números”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), em parceria com a Editora da Física, está à disposição de estudantes, professores e pesquisadores na livraria da EDUEPB, localizada no hall de entrada do prédio da Administração Central, Câmpus I, no bairro de Bodocongó.

Texto: Givaldo Cavalcanti

livro-01