Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

9 de junho de 2016

obr2

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) continua com sua proposta de ampliação e qualificação dos serviços que oferece à comunidade acadêmica. Dessa forma, foram iniciadas no final do mês de maio três importantes obras no Câmpus I da Instituição, em Campina Grande, que representam investimentos de aproximadamente R$ 4,5 milhões. As edificações correspondem à construção do Bloco de Laboratórios do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), reforma completa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e parte do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), além da ampliação do prédio da Biblioteca Central.

obr4

O projeto em desenvolvimento no CCT irá oferecer aos cursos instalados no Centro um total de 17 laboratórios, sendo seis deles construídos no subsolo e os demais no térreo do prédio. Nesse local ainda será construída uma sala de apoio, outra para monitoria, mais uma para os servidores, além de um miniauditório com capacidade para 40 pessoas. O coordenador de projetos da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da UEPB, Carlos André Barbosa, afirmou que essa obra ainda poderá ser ampliada de dois para quatro pavimentos, uma vez que a base está sendo construída com essa finalidade.

“A obra pode ser concluída com até quatro pavimentos, mas inicialmente temos recursos para fazer os dois primeiros. Então estamos deixando tudo preparado para que no futuro o prédio possa ser ampliado. São valores na casa de R$ 2,1 milhões em recursos próprios da UEPB que, além de toda essa estrutura para o desenvolvimento de pesquisa, também contará com salas de aula, almoxarifado e área de convivência. A área total construída será de 1.237 metros quadrados e a previsão de entrega dela é abril de 2017”, explicou o engenheiro.

obrbibl

Já a ampliação da Biblioteca Central irá acrescentar à área da unidade mais de 700 metros quadrados. O espaço em construção irá abrigar, a partir de maio do ano que vem, todo o acervo que a biblioteca dispõe, com melhor organização e condições de preservação das obras. Os recursos investidos são oriundos do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que atingem a marca de R$ 1,06 milhão.

obr5O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) também receberá melhorias em toda a sua estrutura. Os trabalhos já foram iniciados e se estenderão na reforma de todo o bloco do Centro, além dos laboratórios, fachada, área de acesso e central de iluminação. Os laboratórios de todos os cursos serão remodelados, assim como os dois anfiteatros e a sala da coordenação de Enfermagem e Biologia. O coordenador de projetos Carlos André estimou em seis meses o tempo da obra, que receberá recursos do Ministério da Saúde, na ordem de quase R$ 1,4 milhão. Ele também explicou como será feita a ampliação do Nutes.

“Iremos reformular praticamente todo o CCBS. É uma obra que trará muitas melhorias para os alunos, já que serão reformados desde laboratórios até a fachada do prédio. Iremos nos esforçar para cumprir com o cronograma, já que as aulas continuarão acontecendo do mesmo jeito. Já na área do Nutes, a reforma será para melhor instalação do laboratório onde fica instalada a impressora 3D. Essa obra é mais simples, levará cerca de 150 dias para sua conclusão, receberá um investimento de R$ 83 mil e deverá começar nas próximas semanas, uma vez que a ordem de serviço já foi assinada”, afirmou Carlos.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Franklin Bonfim

O post Universidade Estadual da Paraíba inicia obras de reformas e construções no CCT, CCBS e Biblioteca Central apareceu primeiro em UEPB.