Centros

Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Escola Agrícola Assis Chateaubriand instala ordenha mecânica para atividades práticas do Câmpus II

30 de março de 2016

ord1

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária e em Agroindústria, além dos cursos de Graduação em Agroecologia, ambos oferecidos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na Escola Agrícola Assis Chateaubriand, no Câmpus de Lagoa Seca, passam a partir de agora a contar com um setor montado com  equipamento de ordenha mecânica. Esta área, recém-montada a partir de investimentos oriundos da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Instituição, oferece atividades diárias de ordenha para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos.

De acordo com o professor Messias Firmino de Queiroz, diretor da Escola Agrícola, este equipamento irá contribuir para a obtenção de um leite de melhor qualidade sanitária e para que os alunos aprendam as técnicas relacionadas à ordenha bovina. Ele ainda destaca que ao longo das aulas práticas os estudantes serão orientados acerca da ordenha manual e mecânica. “Com esses equipamentos, iremos aprimorar a formação dos nossos alunos, uma vez que também contamos com vários acessórios para que essa atividade seja desenvolvida”, disse Messias.

O diretor da Escola explicou que os animais ordenhados a partir deste equipamento irão produzir um leite com uma qualidade sanitária superior por se tratar de um sistema fechado, onde serão observados todos os aspectos de limpeza e sanidade do rebanho. O Conselho da Escola Assis Chateaubriand também contribuiu para que essa estrutura fosse montada e passasse a funcionar no Câmpus II da UEPB.

Como funciona a ordenha mecânica

ord3

Este processo é feito através da utilização de uma série de equipamentos especiais, usados em um sistema que funciona, basicamente, pela utilização de bombas de ar que produzem o efeito de vácuo. Isto quer dizer que o leite é retirado das vacas através de sucção a vácuo. Esta técnica já existe há décadas e permite um substancial aumento da produção de leite.

Por estar em contato direto com as tetas das vacas, a teteira não deve provocar nenhum machucado ou dano ao animal. Para isto, todo o sistema deve ter sempre um perfeito funcionamento. O equipamento de ordenha mecânica ou, simplesmente, ordenhadeira, é composto de várias partes, que devem funcionar sempre em perfeita harmonia, para que seja garantida a qualidade do leite retirado e que as vacas não sejam machucadas ou tenham a sua produtividade comprometida.

Existem alguns modelos diferentes de ordenhadeiras, mas todos apresentam um funcionamento básico em comum. As partes principais desse sistemas são: bomba de vácuo, depósito de vácuo, recipiente de armazenamento do leite retirado, válvulas reguladoras de vácuo, pulsador, encanamento ou canos de vácuo, teteiras, coletores, mangueiras, drenos e outros.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação CCAA

O post Escola Agrícola Assis Chateaubriand instala ordenha mecânica para atividades práticas do Câmpus II apareceu primeiro em UEPB.