O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UPEB), promoverá na quarta-feira (16), um trote solidário com a participação da comunidade, estudantes e professores. Em parceria com a Prefeitura de Catolé do Rocha, irá doar uma tonelada de feijão cultivado no próprio Câmpus, ação que beneficiará até 200 famílias de baixa renda. Além disso, o CCHA está adquirindo importantes equipamentos que irão subsidiar a pesquisa no Sertão paraibano.
Desde janeiro, o Centro está recebendo equipamentos que puderam ser adquiridos em razão da descentralização orçamentária pelo Governo do Estado. “São quase R$ 4 milhões em equipamentos para auxiliar nas nossas pesquisas. São equipamentos laboratoriais, em especial para análise de solo e qualidade da água”, afirmou o professor Edivan Nunes, diretor do CCHA.
Nesta semana, o Câmpus também recebeu um moderno trator, que será utilizado no Curso Técnico em Agropecuária e nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Agronomia, bem como um ônibus que servirá como transporte dos estudantes. Segundo o professor Edivan, a aquisição é uma antiga reivindicação, que em muito auxiliará nos cursos de Agrárias e Agropecuária.
Trote solidário
O diretor do CCHA relatou que todo ano o Câmpus realiza uma ação solidária acadêmica na comunidade. A doação de alimentos estava programada como trote solidário e irá envolver estudantes e docentes. Para a ação, Edvan Nunes procurou a Secretaria de Assistência Social de Catolé do Rocha, que prontamente o auxiliou.
Segundo a secretaria, as famílias que receberão o feijão cultivado no Câmpus estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais, que é um registro que permite ao governo federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação