O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB retomou, no mês de março, a entrega de equipamentos produzidos pela Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada com a empresa de dispositivos médicos Lifemed e o Ministério da Saúde. Nesta nova etapa já foram entregues 1540 monitores multiparamétricos ao Distrito Federal e 14 estados.
Os estados contemplados com os equipamentos foram: Bahia (130) Rio de Janeiro (220), Amapá (100), Paraná (100), Alagoas (100), Sergipe (100), Amazonas (100), Rondônia (100), Pará (100), Roraima (110), Ceará (100), Rio Grande do Norte (100) e Pernambuco (100), além do Distrito Federal (80).
Os monitores multiparamétricos foram adquiridos pelo Ministério da Saúde e repassados aos estados por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo para serem instalados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O cronograma de distribuição contemplará, até o final de abril, todos os 27 estados brasileiros, totalizando a entrega de 3050 equipamentos.
Na primeira etapa de entregas de equipamentos produzidos pela PDP, entre 2017 e 2019, foram contemplados 17 estados e o Distrito Federal. Entre 2017 e 2019, a Parceria entre UEPB/Nutes, Lifemed e Ministério da Saúde entregou mais de 1700 equipamentos entre desfibriladores e monitores multiparamétricos que, além de instalados em hospitais, também foram disponibilizados em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A PDP é um programa do Governo Federal que visa à cooperação mediante acordo entre instituições públicas e entidades privadas para desenvolvimento, transferência e absorção de tecnologia, produção e qualificação produtiva do País em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS, além de proporcionar a internalização da tecnologia por parte de uma instituição pública, neste caso representada pelo Nutes da UEPB.nUTES
Texto e fotos: Leonardo Alves