Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplado, recentemente, com a aprovação na Chamada 04/2021 de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reconhece os principais pesquisadores do país. Ao todo, foram aprovados seis docentes da UEPB.
Dois destes, Dixis Pedraza e Wilton Lopes, já integravam o grupo dos 17 pesquisadores com bolsas de produtividade e tiveram a renovação. Outros quatro, Carlos Henrique Meneses, Germano Veras, José Tavares de Sousa e Wanderlan Alves, somaram-se ao conjunto de cientistas da Instituição contemplados nesta Chamada. Assim, a UEPB passa a contar com 22 pesquisadores doutores com bolsa de produtividade do CNPq.
O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime avalia a importância desse resultado para a UEPB. “As bolsas de produtividade em pesquisa podem ser equiparadas a uma honraria concedida aos professores que conseguem se destacar pela quantidade e qualidade da sua produção acadêmica ao longo de um ciclo de cinco a dez anos. Então, isso é na verdade fruto de um trabalho de muitos anos destes pesquisadores e é com muita felicidade que a gente recebe esse resultado que é um reconhecimento a mais para a UEPB e pode nos ajudar na melhoria dos nossos indicadores de produção científica”, pondera.
O professor Carlos Henrique Meneses destacou que, além da importância da bolsa de produtividade para a carreira do pesquisador e para a certificação das Instituições onde os contemplamos são lotados, o recurso captado acaba incentivando a geração de resultados e publicações de alto impacto. “A bolsa de produtividade em pesquisa é decisiva como uma fonte de financiamento para pesquisa, além de ser uma forma de reconhecimento. No meu caso, é o retorno de todo o trabalho realizado ao longo de dez anos, no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias. É o fruto de muita dedicação tanto da minha parte, quanto dos alunos de graduação e de Pós-Graduação que são meus parceiros”, explica.
A bolsa de Produtividade em Pesquisa é um mérito que os pesquisadores com doutorado de todas as áreas do conhecimento podem solicitar, com a finalidade de aprimorar suas carreiras acadêmicas, bem como contribuir com a representatividade científica da área em que atuam. Dessa forma, a iniciativa busca valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.
Acesse aqui o resultado da chamada 04/2021.
Texto: Juliana Marques