Centros

Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Estudo sobre óleo de melaleuca para criação de medicamentos ganha destaque internacional

16 de setembro de 2020

Um artigo destacando aspectos de uma pesquisa coordenada pelo professor Bolívar Damasceno e desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Produtos Farmacêuticos (LDCPF) por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi destaque em uma publicação numa revista internacional de alto impacto científico.

Com o título “Bicontinuous microemulsions containing Melaleuca alternifolia essential oil as a therapeutic agent for cutaneous wound healing”, em português “Microemulsões biocontínuas contendo óleo essencial de Melaleuca alternifolia como agente terapêutico para cicatrização de feridas cutâneas”, o artigo foi publicado na revista Drug Delivery and Translational Research.

O artigo é fruto do mestrado da aluna Karoll Moangela Andrade de Assis, em parceria com diversos pesquisadores da Paraíba. O trabalho foi premiado no 22º Simpósio Internacional sobre Microencapsulação, realizado em setembro de 2019, na cidade de Salvador (BA). No congresso, o trabalho da UEPB recebeu a Menção Honrosa na apresentação de posters.

A pesquisa, coordenada pelo professor Bolívar Ponciano Damasceno, trata do desenvolvimento de um novo sistema terapêutico que consiste em microemulsões bicontínua. Para isso, é utilizado o óleo essencial de melaleuca, que tem várias funções e atividades terapêuticas. No estudo ele foi utilizado como um agente cicatrizante para feridas cutâneas.

“Nós desenvolvemos o sistema e fizemos diversas caracterizações nele”, observou. Ao longo da pesquisa, foi feito um estudo da estabilidade do sistema para saber se realmente ele poderá ser utilizado com o passar do tempo. O estudo verificou ainda a concentração do óleo utilizado no sistema desenvolvido, e só depois realizou o estudo in vivo em ratos de laboratório.

A pesquisa utilizou quatro grupos de animais (ratos) e constatou que o sistema desenvolvido na UEPB, usando o óleo de melaleuca, ajudou a tratar os ferimentos dos animais com eficácia. Os grupos de animais tratados com a microemulsão que continham o óleo essencial incorporado, apresentaram uma melhor cicatrização do que pomadas tradicionais disponíveis no mercado.

“O artigo explica que as “Microemulsões (MEs) são sistemas termodinamicamente estáveis, isotrópicos e transparentes de dois líquidos imiscíveis, geralmente água e óleo, estabilizados por um filme interfacial de tensoativos localizado na interface óleo/água”, acrescentou Bolívar.

O professor ainda contou que a pesquisa teve diversos parceiros, entre eles, o Laboratório de Microbiologia da UEPB, o Laboratório do Instituto de Pesquisa, Fármacos e Medicamentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a equipe do biotério da Unifacisa. O artigo pode ser acessado no endereço eletrônico: https://rdcu.be/b69JC.

Texto: Severino Lopes

O post Estudo sobre óleo de melaleuca para criação de medicamentos ganha destaque internacional apareceu primeiro em UEPB.