Centros

Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

Equipe da UEPB realiza ação de educação ambiental para estimular preservação do Parque Pedra da Boca

14 de maio de 2019

Localizado na cidade de Araruna, região do Curimataú paraibano, o Parque Pedra da Boca é um espaço inserido no bioma da Caatinga, que possui uma vasta riqueza geológica, além de uma grande diversidade de animais e plantas. Uma boa opção para a prática do ecoturismo, o local recebeu uma ação ambiental com o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade de preservação do espaço. A atividade foi realizada na segunda-feira (13), pelo projeto de extensão “Educação Ambiental na Pedra da Boca”, vinculado ao Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Alessandra Brandão, com a realização desta ação foi possível desenvolver estratégias de comunicação e educação ambiental que minimizem os impactos negativos dentro desta importante unidade de conservação na Paraíba. Segundo ela, o turismo religioso tem sido a atividade mais impactante dentro do parque, uma vez que o local chega a receber cerca de 15 mil visitantes em dias de visitas programadas por diversos grupos.

“A estratégia foi manter uma tenda sinalizada com mensagens que lembravam aos visitantes sobre a importância de zelar pela saúde ambiental do parque, que abriga o Santuário de Fátima. Neste ambiente, foram realizadas rodas de conversas com o público que frequenta o local, além de um trabalho de incentivo ao recolhimento e separação de resíduos sólidos”, destacou a professora. As atividades do projeto continuam até o final do ano, com estudantes da rede pública da região participando de trilhas ecológicas, escaladas e rodas de conversas com o intuito de discutir a importância ambiental e cultural do parque para esta e outras regiões.

O Parque Estadual Pedra da Boca, criado pelo Decreto Governamental nº 20.889/2000, possui área de 157,25 hectares e conta com um conjunto rochoso de composição granítica porfirítica, com vestígios de gnaisses e quartzitos, que apresentam faces arredondadas e extensas caneluras que vão do cume ao chão. Estima-se que haja na área ao menos 21 espécies de répteis e anfíbios, 16 espécies de mamíferos, além de 125 espécies de plantas.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Equipe da UEPB realiza ação de educação ambiental para estimular preservação do Parque Pedra da Boca apareceu primeiro em UEPB.