Centros

Centros

Centros da Universidade Estadual da Paraíba

1º Encontro da Rede de Articulação Etnográfica em Psicologia será realizado em CG com apoio da UEPB

19 de julho de 2018

Campina Grande sediará, no dia 27 de julho, a primeira edição do Encontro da Rede de Articulação Etnográfica em Psicologia, pré-evento regional do 1º Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, Tradicionais, de Terreiro e em luta por território, apoiado pelo Conselho Federal de Psicologia. A professora Ana Elizabeth Araújo Luna, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenadora da Associação de Etnias da Paraíba, é a coordenadora do pré-evento na Paraíba, juntamente com o Conselho Regional de Psicologia – CRP13.

Tendo em vista a democracia e direito cidadão postos na Constituição de 1988, vem se firmando nos últimos anos no Brasil a busca pela garantia dos direitos das etnias quilombolas e indígenas, surgindo leis e políticas públicas específicas de educação, saúde e assistência social. No campo acadêmico, tem emergido contribuições de vários campos do conhecimento, como Direito, Educação, Sociologia, História, Antropologia, Arqueologia e Psicologia. O Conselho Federal de Psicologia, na luta pela cidadania do povo brasileiro e pelos direitos das minorias, vem incentivando debates e lançando diretrizes com a publicação de cartilhas no CREPOP sobre a prática do psicólogo junto aos grupos negros, quilombolas e indígenas.

O 1º Encontro da Rede de Articulação Etnográfica em Psicologia será realizado no Cine Teatro São José e trará grandes nomes do âmbito acadêmico e jurídico, como também profissionais da psicologia e lideranças das comunidades quilombolas e indígenas. As inscrições estão sendo feitas pelo blog www.reappb.blogspot.com, mediante preenchimento da ficha de inscrição e entrega de 2Kg de alimentos não perecíveis no dia do evento. Os alimentos recebidos no ato da inscrição serão doados para a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, e para as aldeias indígenas potiguaras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

Os organizadores do evento esperam firmar um diálogo horizontal entre profissionais e comunidade, rompendo estigmas e preconceitos da sociedade para com estas culturas. Mediante a presença dos quilombolas da Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande e dos índios potiguaras do litoral Norte da Paraíba, se faz de extrema relevância construir saberes, estratégias e ações que promovam avanços no estado da Paraíba e no Brasil.

O post 1º Encontro da Rede de Articulação Etnográfica em Psicologia será realizado em CG com apoio da UEPB apareceu primeiro em UEPB.