CCHE

CCHE

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Residência Pedagógica de Matemática do CCHE participará de evento internacional

10 de dezembro de 2018

O artigo “O estudo de aula como mecanismo didático em Residência Pedagógica” de autoria de quatro integrantes do Programa Residência Pedagógica de Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), quais sejam, os residentes João Marcos Almeida Ferreira, José Emanuel Barbosa Alves e Mariana Almeida Ferreira e o professor coordenador do programa Dr. Roger Huanca, foi aceito pela XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, que ocorrerá em Medellín, na Colômbia, entre os dias 5 e 10 de Maio de 2019.

O evento é realizado pela International Comission on Mathematical Instruction, que, desde a sua fundação em 1961, busca potencializar o ensino e a aprendizagem da Matemática nas Américas e no Caribe. A Educação Matemática ocupa um papel importante em todos os níveis de ensino, constituindo-se em um área imprescindível para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de seres pensantes, críticos e criativos.

O artigo aprovado descreve a etapa inicial do programa e apresenta discussões sobre o estudo de aula efetuadas pelos residentes, preceptores e coordenador da Residência Pedagógica, que é financiada pela Coordenação de  perfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo solidificar a formação de professores através da imersão dos licenciandos nas escolas de educação básica. Segundo o professor Dr. Roger Huanca, as observações em sala de aula e reflexões feitas nos encontros do programa, que está em seus primeiros meses de funcionamento, já estão gerando conhecimentos que serão agora compartilhados no evento em Medellín.