Grupo terapêutico Universitário inicia suas atividades no Centro de Ciências Humanas e Exatas

11/04/2019

O Campus VI, da Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Saúde do Município de Monteiro, na Paraíba, firmam parceria e, em abril de 2019, iniciam as atividades do Grupo Terapêutico Universitário (GTU). O grupo de caráter preventivo, pretende levantar debates sobre temas que afetam o equilíbrio, afeto, juventude e sua identidade, o mundo acadêmico e suas interfaces, assim como perspectivas profissionais. Dessa forma, o projeto visa responder, ao longo da sua execução, os seguintes questionamentos: Como ajudar os participantes a vencer seus medos? Como potencializar as habilidades de cada participante? Como diminuir as dificuldades em lidar com os próprios sentimentos e dos outros?

O GTU pretende viabilizar o diálogo entre todos os integrantes e promover um espaço de debate onde os sujeitos possam pensar sobre seu estado de ânimo; assim possibilitando a troca de experiências a partir da escuta de cada participante.

O projeto, fruto de uma conversa entre os professores Adeilson Tavares, Paulo César Cordeiro e Lidiane Quirino, foi submetido pela professora Lidiane Quirino na cota PROBEX 2018-2019, e nele atua como monitora a aluna do CCHE Carina Barbosa. Pela parceria estabelecida a Secretaria de Saúde do município permite a atuação das psicólogas Michele Bezerra e Priscila Formiga.

A terapia é feita semanalmente em grupos com 10 alunos com sessões acompanhadas pelas psicólogas. Os encontros acontecem no CCHE sede Altiplano às terças-feiras, das 18h às 19h. Para participar os alunos devem procurar a professora Lidiane Quirino ou a monitora Carina Barbosa nas dependências do CCHE Centro e/ou Altiplano.