Docente do CCHE debate sobre literatura, ética e contemporaneidade na América Latina em evento no RS

25/04/2018

A partir de uma discussão introdutória sobre o retorno das discussões acerca da ética nas últimas décadas, no campo das Humanidades, o professor Wanderlan Alves, do Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, participou de debates sobre literatura, ética e contemporaneidade na América Latina, durante a realização do 117º Seminário de Estudos Avançados, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, entre os dias 16 e 20 de abril.

O docente também discutiu projetos em andamento desenvolvidos no Grupo de Pesquisa “Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de gênero e teoria queer”, coordenado pelo professor Anselmo Peres Alós. No seminário, a atividade ministrada pelo professor da UEPB falou sobre os desafios para se pensar a ética na conjuntura política, econômica e social contemporâneas, centrando-se na leitura crítica de textos literários e objetos estéticos ou discursivos oriundos da produção latino-americana de 1990 ao presente, passando por escritores já consagrados e outros recém-ingressados na cena literária ou praticamente desconhecidos da crítica acadêmica, do Brasil e da América Hispânica.

Wanderlan considerou o evento como “uma oportunidade de intercâmbio intelectual importante, tanto para dar andamento a reflexões e pesquisas, quanto para a própria inserção da UEPB no cenário acadêmico nacional, para além dos limites regionais”. Na mesma semana, o professor ministrou a palestra “Dinâmicas do tempo na narrativa latino-americana contemporânea”, também promovida pelo PPGL da UFSM. Aberta a um público mais amplo, esta atividade permitiu um diálogo significativo sobre teoria, crítica literária e narrativa contemporâneas.

O professor acredita que “foi um passo inicial importante para estreitar as colaborações entre o PPGLI e o PPGL/UFSM, aspecto que pode ser relevante para ambas as instituições, visto que são escassas as relações entre as universidades do Nordeste e as instituições da região Sul do Brasil”. Nesse sentido, a participação do docente criou um canal de diálogo, intercâmbio e produção intelectual, além de ter promovido experiências significativas. Uma síntese das reflexões realizadas durante o seminário avançado ministrado pelo professor da UEPB deve ser publicada em um volume de uma série de livros a serem lançados pelo PPGL/UFSM, destinada a esse tipo de trabalho.