Licenciatura Plena em Letras

 

NOME DO CURSO: Letras

MODALIDADE: Licenciatura

HABILITAÇÕES: Língua Portuguesa e Língua Espanhola

CRIAÇÃO: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/012/2006

REGIME ESCOLAR: Seriado semestral com duas entradas

CARGA HORÁRIA (H/A): 3.400 h/a – LÍNGUA PORTUGUESA – e 3.400 h/a – LÍNGUA ESPANHOLA

TURNO(S) DE FUNCIONAMENTO: DIURNO E NOTURNO

DURAÇÃO DO CURSO:

Turno Diurno: 3,5 (três e meio anos) – mínimo

5,5 (cinco e meio anos)- máximo

Turno Noturno: 4,5 (quatro e meio anos) – mínimo

6,5 (seis e meio anos) – máximo

 

E-mail: letras@cche.uepb.edu.br

 

COMPETÊNCIAS

Com base no perfil do formando de Letras delineado anteriormente, o profissional que desejamos formar deverá estar capacitado a:

 

Na área de Língua Portuguesa:

 

a) Ler, com domínio interpretativo e crítico, textos de língua portuguesa de diversos gêneros, priorizando aqueles da modalidade culta, incluindo-se o texto literário.

b) Redigir textos de gêneros diversos que permeiam a sociedade.

c) Produzir textos de análise e crítica do domínio didático, a respeito de assuntos pertinentes ao ensino.

d) Descrever os fenômenos mais diversos da linguagem verbal, nos aspectos fônicos, morfológicos, sintáticos, semânticos, pragmáticos, estilísticos e discursivos.

e) Revisar textos, tanto do ponto de vista da gramática propriamente dita (ortografia, pontuação, concordância, regência), quanto do ponto de vista da gramática num sentido amplo: os aspectos de coesão, coerência, referência intertextual, dêitica, dentre outros.

f) Analisar textos literários, tanto do plano da literariedade propriamente dita (a estrutura da linguagem poética, as questões de narratologia, suas manifestações em tipos e gêneros), bem como do ponto de vista histórico-ideológico, como saber institucional.

g) Demonstrar conhecimento de teorias lingüísticas e de teorias literárias, incluindo aquelas oriundas das pesquisas ou vertentes mais modernas.

h) Envolver-se com o processo educativo e atualizar-se constantemente, assegurando formação contínua, seja nos aspectos lingüísticos e literários (teoria e critica), seja em Psicologia, Pedagogia e outras áreas do conhecimento, necessárias para essa formação.

i) Lidar com as novas linguagens oriundas das novas tecnologias, a exemplo dos textos midiáticos.

j) Lidar com situações novas no exercício de sua profissão, tais como especificidade do aluno, particularidades de uma sala de aula, variedade de usos lingüísticos etc, buscando soluções alternativas para os desafios que surgirão.

l) Planejar as atividades de ensino da língua e da literatura, com base nos conhecimentos hauridos durante sua trajetória acadêmica, mas aprofundando-se através de pesquisas e vivências novas.

m) Ver o aluno como o principal sujeito do processo de ensino-aprendizagem, como um ser em formação, para quem é necessário transmitir princípios de cidadania e de convivência social civilizada, tendo o educador consciência de que, mesmo sendo um aluno adulto, também este está em processo de formação contínua e deve ter consciência destes objetivos para si mesmo.

 

Na área de Língua Espanhola

 

a) Além dos princípios orientadores, demonstrados acima, que devem radiografar a capacidade do profissional de línguas estrangeiras, porém, dadas as especificidades do ensino de idioma estrangeiro, acrescentem-se ao profissional – professor de Língua Espanhola – que se pretende formar estar habilitado a:

b) Falar, ler, escrever e ouvir textos na Língua Espanhola, portanto, o domínio da competência comunicativa dessa língua.

c) Converter textos da língua portuguesa para a espanhola.

d) Traduzir textos da língua espanhola para a língua portuguesa, adaptando-os ao conteúdo e à estrutura.

 

PERFIL DO ALUNO

– advindo, prioritariamente, de escola pública;

– perspectiva de melhores condições de vida;

– disposto a modificar uma realidade pré-existente;

– contribuir para uma melhoria no ensino-aprendizagem de línguas.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 

O egresso do curso de licenciatura em Letras é um profissional que deverá demonstrar:

Capacidade de vivenciar experiências novas como professor/pesquisador;

Domínio de um repertório linguístico e metalinguístico capaz de torná-lo apto para desenvolver as seguintes funções de –  ensino, pesquisa, interpretação, tradução, revisão, dentre outras;

Capacidade de analisar e interpretar textos dos mais variados gêneros, nas diversas modalidades de variedade e registro, com ênfase na modalidade culta;

Capacidade de repassar o conhecimento da linguagem tanto do ponto de vista da estrutura-organização do texto, do parágrafo, da frase, da palavra, quanto de suas manifestações discursivas;

Habilidade de favorecer a abordagem crítico-reflexiva da linguagem literária bem como das obras e autores mais representativos de cada língua e de cada época, enfatizando a literatura contemporânea e local/regional.

 

COORDENADORES DO CURSO

Coordenadora: Profª. Dra. Cristiane Agnes Stolet Correia   lattes

E-mail: cristianeagnesc@gmail.com

Possui graduação em Letras Português – Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta de Literaturas Hispânicas da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, Artes e Educação, com ênfase em literatura espanhola.

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Márcio dos Santos Gomes   lattes

E-mail: marciogomes@uepb.edu.br

Márcio dos Santos Gomes é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bacharel (1994), licenciado (1994), mestre (1998; orientador: Manuel Antônio de Castro) em Letras e bacharel e licenciado em Filosofia (1994) pela UFRJ. É doutor em Letras pela Friedrich-Schiller Universität Jena (2004; orientador: Stefan Matuschek). Foi bolsista do CNPq no mestrado e da CAPES e do DAAD no doutorado. Desde 2005 é professor do ensino superior e atualmente Professor Doutor-C da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Letras e de Filosofia, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Friedrich Hölderlin, ontologia literária, teorias estéticas do Idealismo e Romantismo, teorias críticas contemporâneas, teorias do mito.

 

 

SECRETÁRIO

Francisco de Assis Silva

 

PROFESSORES POR ÁREA

 

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Me. Adeilson da Silva Tavares   lattes

E-mail: adeilsontavares@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Socias pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas, com ênfase em Antropologia.

 

Me. Melânia Nóbrega de Pereira Farias   lattes

E-mail: mnpfarias@yahoo.com.br

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professora efetiva T-40 DE da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade negra, leitura interdisciplinar da obra literária, antropologia, etnicidade e linguagem.

Me. Otacílio Gomes da Silva Neto   lattes

E-mail: otacilio.uepb@hotmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Atualmente é professor de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba. Desenvolve trabalhos na área de Filosofia da Educação, Ética, Filosofia Política, Filosofia e Literatura.

 

LÍNGUA ESPANHOLA

Drª. Cristiane Agnes Stolet Correia   lattes

Possui graduação em Letras Português – Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente cursa o Doutorado em Ciência da Literatura (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Hispânicas.

Dr. Fábio Marques de Souza   lattes

E-mail: fabiohispanista@gmail.com

Professor efetivo do curso de Letras-Espanhol da UEPB/Campus VI desde 2011. Coordenador local do curso de Pedagogia (UEPB/CAPES/PARFOR), coordenador adjunto da especialização em Letras: Estudos Linguísticos e Literários e colaborador do PIBID-Espanhol. Mestre e Doutor em Educação, tendo como foco de investigação no ensino-aprendizagem de Espanhol-Língua Estrangeira e a formação de professores para este idioma, obtidos, respectivamente, pela UNESP/Marília (2009) e pela Faculdade de Educação da USP (2014). Licenciado em Letras (UNESP/Assis – 2006) e em Pedagogia (UNINOVE – 2014). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, tanto no âmbito público quanto privado, e na autoria de livros didáticos de Espanhol-Língua Estrangeira. Atua em educação e estudos da linguagem.

Drª. Rocío Serrano Cañas   lattes

E-mail: rocioserrano03@gmail.com

Possui graduação em Filologia Hispânica – Universidad de Alcalá de Henares, Madrid (2001), mestre pelo Programa de Pos-Graduação em Lingüística da UFPB (2007) com a dissertação intitulada: "Lengua e Ingenio: concepciones pedagógicas en el siglo XVI hispánico" e, recentemente, doutora pelo mesmo programa, com a tese intitulada: "Lengua y conocimiento en Juan de Valdés", na qual se contempla a analise histórica da conformação do conceito de língua nos séculos XV e XVI, dentro do âmbito das tradições peninsulares, no momento no qual inicia-se a construção dos Estados modernos.

Dr. Wanderlan da Silva Alves   lattes

E-mail: alveswanderlan@yahoo.com.br

É mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e possui graduação em Licenciatura em Letras (Português/Espanhol) (2008) pela mesma instituição. Atualmente, cursa doutorado em Letras, também pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". É professor de Literatura Espanhola e Hispano-americana na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/CCHE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Latino-americana (em língua espanhola e em língua portuguesa), atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e experimentação, Literatura e mass media, Cultura de massa, Procedimento artístico, Narrativa latino-americana dos séculos XX e XXI, Hibridismo de gêneros escriturais, Modernidade e Pós-modernidade.

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Me. Bruno Alves Pereira

E-mail: brunoapcg@bol.com.br

Licenciado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Campina Grande e Mestre em Linguagem e Ensino pela mesma instituição. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFCG), no período 2005-2008, e professor de Língua Portuguesa na Texas Tech University (Lubbock, Texas), como bolsista do programa Foreign Language Teaching Assistant (FULBRIGHT/CAPES), no período 2013-2014. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Estadual da Paraíba, no Centro de Ciências Humanas e Exatas. Realiza pesquisas na área da Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, livro didático e gêneros orais.

Me. Jordão Joanes Dantas da Silva    lattes

E-mail: jordaospower@hotmail.com

Possui graduação em Letras (habilitação em Português e Inglês) pela Universidade Estadual da Paraíba e é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em análise de discurso em contextos multimodais. Atualmente seus interesses estão voltados para os seguintes temas: Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Multimodalidade (na perspectiva da Semiótica Social).

Me. Ludmila Mota de Figueiredo Porto   lattes

E-mail: ludmila_porto@yahoo.com.br

Professora de Língua Portuguesa e Linguística (T-40) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduada em Letras (português/inglês), é tradutora de formação. Possui Mestrado em Linguística na UFPE, na linha de pesquisa "Linguagem, trabalho e sociedade", em que desenvolveu um estudo dialógico-discursivo da atividade dos cuidadores de idosos em instituições geriátricas do Recife, concluído em 2010. Atualmente, é doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Pernambuco, onde se dedica ao estudo dos manuais voltados para os cuidadores de idosos e da relação desses textos com a atividade real desses trabalhadores. Também na UFPE, atua como tutora a distância no Curso de Licenciatura em Letras a Distância (Português). Por fim, trabalha como revisora de textos, assumindo essa função na Revista Anthropológicas, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

Me. Noelma Cristina Ferreira dos Santos   lattes

E-mail: professoranoelma@yahoo.com.br

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise-linguística e ensino.

Me. Paulo Vinícius Ávila Nóbrega   lattes

E-mail: pvletras@yahoo.com.br

Professor do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI – Monteiro. Possui Mestrado em Aquisição da Linguagem pelo PROLING (Programa de Pós-Graduação em Linguística) na Universidade Federal da Paraíba. Professor do curso de Letras Libras da UFPB Virtual.

Me. Tatiana Fernandes Sant’ana   lattes

E-mail: tatianasanta@gmail.com

possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba Campus VI / Monteiro e aluna de doutorado, pelo PROLING/UFPB, vinculada do grupo de estudos do GELIT. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de letramentos (escolar, acadêmico e digital), estágio supervisioando, formação de professor (inical e continuada) e cosntrução de identidade.

 

LINGUÍSTICA

Me. Danielly Vieira Inô Espíndula   lattes

E-mail: dany_vi@yahoo.com.br

Atualmente é professora de Lingüística do Departamento de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (campus VI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguagem e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, leitura e ensino.

 

Me. Francisco Eduardo Vieira da Silva   lattes

E-mail: vieiraeduardo@yahoo.com.br

Está no segundo ano do Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2007, é professor efetivo do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (Campus VI – Monteiro), onde coordenou o projeto de pesquisa "A virada pragmática e o ensino de gramática no Cariri paraibano" (PIBIC/CNPq – cota 2011-2112). Atualmente, encontra-se afastado de suas atividades docentes por causa do Doutorado. Tem experiência nas áreas de Linguística e ensino de Língua Portuguesa, em especial nos estudos sobre gramática do português e prática de análise linguística. Atua em programas de avaliação de materiais didáticos e em processos seletivos e de avaliação em língua portuguesa. É membro associado do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE – www.ceelufpe.com.br) e participa de seu Conselho Deliberativo. É membro do Núcleo de Avaliação e Pesquisa Educacional (NAPE), grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq, liderado pelas professoras Elizabeth Marcuschi (UFPE) e Marianne Cavalcante (UFPB).

 

LITERATURA

Me. Marcelle Ventura  Carvalho  lattes

E-mail: mvcarvalho2004@yahoo.com.br

Professora da Universidade Federal da Campina Grande e da Universidade Estadual Paraíba onde leciona Língua Francesa e Literatura Brasileira respectivamente. Possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisa na área de literatura colonial e tradução literária.

Dr. Marcelo Medeiros da Silva  lattes

E-mail: marcelomedeiros_silva@yahoo.com.br

Doutor em Letras, área de concentração em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba (2011), é mestre em Linguagem e Ensino, área de concentração Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura, pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), além de ser especialista em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Estadual da Paraíba (2005) e possuir, pela mesma instituição, graduação em Letras (2004). Atualmente, é professor de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, atuando nos seguintes temas: mulher e literatura, escritoras oitocentistas, representações de gênero, ensino de literatura, estudo crítico da obra de Carolina Nabuco e da obra de Júlia Lopes de Almeida.

Dr. Márcio dos Santos Gomes  lattes

E-mail: marciogomes@uepb.edu.br

Márcio dos Santos Gomes é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bacharel (1994), licenciado (1994), mestre (1998; orientador: Manuel Antônio de Castro) em Letras e bacharel e licenciado em Filosofia (1994) pela UFRJ. É doutor em Letras pela Friedrich-Schiller Universität Jena (2004; orientador: Stefan Matuschek). Foi bolsista do CNPq no mestrado e da CAPES e do DAAD no doutorado. Desde 2005 é professor do ensino superior e atualmente Professor Doutor-C da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Letras e de Filosofia, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Friedrich Hölderlin, ontologia literária, teorias estéticas do Idealismo e Romantismo, teorias críticas contemporâneas, teorias do mito.

Drª. Maria Dorotéa da Silva  lattes – Professora doutora em Linguagem e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba.

E-mail: dorothy.guilherme@gmail.com

 

PSICOLOGIA

Me. Joana Dar’k Costa  lattes

E-mail: joanadc2@yahoo.com.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atualmente é mestre e professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba – CAMPUS VI Monteiro.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, trabalhadoras de escolas, ´comunidade ampliada de pesquisa´, saúde da família e adolescentes.

Endereço

Rua Abelardo Pereira dos Santos, 131.
Centro, CEP 58500-000
Monteiro - PB

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