10/07/2018

Clique para exibir o slide.

O Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, localizado na cidade de Monteiro, foi mais uma vez palco da Assembleia Solene de Colação de Grau Acadêmico, na noite desta segunda-feira (9) , das turmas de Bacharelado em Ciências Contábeis e das licenciaturas em Letras/Espanhol, Letras/Português e Matemática, além do curso de Educação Física do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do período letivo 2017.2, integradas ao Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após anos de dedicação, 73 novos profissionais formados pelo Câmpus VI se colocam no mercado de trabalho para retribuir à sociedade os conhecimentos adquiridos durante seus estudos.

Acompanhados por familiares e amigos, além de tomados pela emoção por concluir o ensino superior, os formandos receberam as boas-vindas do pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que na oportunidade representou o reitor da Instituição, professor Rangel Junior. Aberta a solenidade, chegou o momento dos recém-formados prestarem juramento, como forma de compromisso profissional e dedicação às suas respectivas formações. Todos os alunos foram representados pela estudante Raíra de Farias Vilar, concluinte do curso de Letras/Português.

Após o comprometimento com a carreira e nova função social que passarão a exercer, foi a vez de ouvir o que pensam os formandos. A representante dos estudantes foi Raquel Espínola Oliveira, do curso de Letras/Espanhol, que, como Oradora Oficial, falou sobre lembranças, destacou a atuação dos professores e funcionários da UEPB, valorizou o apoio de todos os familiares e, acima de tudo, focou nos desafios que todos terão como novos profissionais.

“Hoje estamos conquistando apenas 1/3 do que poderemos alcançar. Que saiamos com a alma leve e o coração alegre, já que a batalha foi vencida. Esse foi apenas um degrau do quanto ainda iremos subir. Por isso, nosso agradecimento aos professores, pais, familiares e a nossa casa desses últimos anos, que foi a UEPB”, disse a formanda.

O paraninfo das turmas 2017.2 do Câmpus Pinto de Monteiro, foi o servidor técnico administrativo Roberto Brito de Oliveira. Em seu discurso, ele agradeceu o convite por emprestar seu nome a um momento tão singular na vida acadêmica dos alunos, como também aproveitou para dividir a alegria que todos estavam sentindo naquele momento. “Fico muito feliz com essa honrosa homenagem e, por isso, quero parabenizar a todos pela conquista. Que esta Instituição seja sempre uma referência para vocês, já que a UEPB é uma casa para todos nós”, destacou Roberto Brito.

Em seu discurso direcionado aos formandos, o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, apontou que cada solenidade de Colação de Grau Acadêmico é um momento de renovação, por cada turma ser singular dentro de uma estrutura gigantesca que é a da Universidade. Ele ainda destacou os pontos que fazem a UEPB ser uma grande universidade e alertou para os problemas que as instituições públicas estão passando nos últimos anos.

“Dados apontam que 93% dos estudantes da UEPB são do estado da Paraíba. E ainda 99% são de cidades do Nordeste. A UEPB é uma Universidade da Paraíba e que serve, sobretudo, aos paraibanos. Somos uma universidade inclusiva, já que 38% dos nossos alunos fazem parte de famílias que têm uma rende de até um salário mínimo. Estamos vivenciando um período de crise financeira, democrática, de subtração dos direitos dos trabalhadores, de cortes gradativos que têm assolado principalmente as universidades estaduais. Por isso, precisamos levar à sociedade questões importantes que estão diretamente relacionadas com o futuro da Educação. Que todos vocês sejam plantadores e colhedores do saber e da cidadania”, desejou o professor Eli Brandão.

Para concluir a solenidade de Colação de Grau Acadêmico, representou os estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, a aluna Eloisa Maria Oliveira Rodrigues, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Josemar Farias Cordeiro. Os alunos do curso de Letras/Espanhol foram representados por Kaio César Pinheiro da Silva, e os de Letras/Português, por Janiele Rodrigues da Silva, que receberam o grau conferido pelo professor Wanderlan da Silva Alves.

Já os concluintes do curso de Licenciatura em Matemática foram representados por Márcia Valéria Batista da Silva, que recebeu o grau acadêmico do professor Luciano dos Santos. Já os alunos do curso de Educação Física do PARFOR foram representados por Marcela de Oliveira Silva, que recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Bruno Alves Pereira. Após o momento de confirmação do grau acadêmico, uma grande salva de palmas foi direcionada aos novos formandos do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba.

A mesa solene foi formada pelo pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão; pelo diretor do Câmpus VI, professor Marcelo Medeiros da Silva; pelo paraninfo das turmas, Roberto Brito; pelo diretor adjunto do Câmpus VI, professor Adeilson da Silva Tavares; por Ana Lima Feliciano, secretária de Educação de Monteiro, que na oportunidade representou a prefeita Ana Lorena Nóbrega; além dos coordenadores dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Exatas.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post CCHE forma novos profissionais nas áreas de Letras, Matemática, Ciências Contábeis e Educação Física apareceu primeiro em UEPB.