Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba celebra treze anos de fundação com série de eventos

19/09/2019

O Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba, instalado na cidade de Monteiro-PB, comemorou no último dia 28 de agosto seus treze anos de fundação e, para marcar a data, a direção preparou uma programação especial com uma série de eventos que serão realizados ao longo do semestre 2019.2.

A comemoração terá início na segunda-feira (23) com o lançamento da pedra fundamental do Espaço de Convivência da sede Altiplano e do monumento em homenagem a Pinto do Monteiro. No dia seguinte, inicia-se a Semana do Contador, promovida pela coordenação do curso de Ciências Contábeis, que vai até o dia 27, com palestras e minicursos voltados para os alunos e profissionais da área.

No dia 30 de setembro, haverá uma palestra alusiva ao Setembro Amarelo intitulada “Sofrimento e Suicídio na vida acadêmica : apontamentos em saúde mental” que será ministrada por Edivan Gonçalves da UEPB – Câmpus I.

Nos dias 16 e 17 de outubro, haverá o Día de las Culturas Hispânicas 2019, evento em sua 2ª edição, alusivo ao día de la Hispanidad (chegada dos espanhóis na América) e que visa promover a cultura hispânica na comunidade do CCHE. No dia 18 de outubro, haverá a apresentação do espetáculo teatral “Cara e Coroa”.

Dando sequência às atividades, no mês de novembro, dias 11 e 12, será realizado o V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, que nesta edição pretende provocar a reflexão/discussão em torno da temática “Os desafios para a produção do conhecimento em épocas de crise e imperativos de resistência”, é um evento dos cursos de graduação em Letras/Português e Letras/Espanhol. O evento, que vem crescendo a cada edição, abrange, atualmente, não só os cursos de Letras do CCHE mas também os curso de formação de professores ofertados pelo PARFOR. Nesse sentido, o evento constitui-se numa importante proposta de intercâmbio e diálogo acadêmico-científico para a região do Cariri Paraibano. 

Encerrando as atividades comemorativas de aniversário do campus, o curso de Licenciatura em Matemática promoveráa III Semana de Licenciatura em Matemática do CCHE (SELIMA), no período de 12 a 14 de novembro. Nesta edição o evento traz como temática o “Currículo e o Ensino de Matemática: reflexões sobre a formação de professores”. O objetivo do evento é congregar estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Matemática, para apresentação e discussão de temas relacionados à pesquisa, extensão e experiências pedagógicas.   

Texto: Alana Campos