Alunos e professores do curso de Ciências Contábeis são premiados em eventos de pesquisa na UFPB e UFRPE

17/09/2019

O Centro de Ciências Humanas e Exatas tem a satisfação de compartilhar com a comunidade acadêmica que artigos de alunos e professores do curso de Ciências Contábeis foram aprovados, apresentados e premiados em outras grandes instituições de ensino superior na Paraíba e Pernambuco.

Realizado no período de 29 a 31 de agosto de 2019, o Congresso de Ciências Contábeis e Atuariais da Paraíba – CONCICAT 2019 foi promovido pela UFPB na cidade de João Pessoa, onde a professora do CCHE Ms. Mauriceia Carvalho atuou avaliando artigos da temática de Contabilidade Pública e foi premiada como melhor avaliadora da temática Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Terceiro Setor. Na oportunidade, a professora mediou sessões de artigos e juntamente com o também professor do CCHE Ms. Wilton Melo. Foram submetidos trabalhos de três ex-alunos sob a sua orientação, dos quais um foi premiado como melhor artigo do GT de micro e pequenas empresas e outros dois foram indicados para a publicação de revistas B3 e B5. Segundo a professora Ms. Mauriceia Carvalho, “o sentimento é de gratidão pela oportunidade de contato com temáticas tão relevantes e de ter partilhado um pouco do seu conhecimento”.

O artigo intitulado “Uma análise sobre as ferramentas de controle utilizadas pelos microempreendedores individuais do município de Congo-PB”, tendo como autores a aluna Bianca da Silva Nunes e os professores Wilton Alexandre de Melo, Mauriceia Carvalho e Cristiane Gomes, foi escolhido para receber o prêmio de melhor artigo da área temática Contabilidade para Micro e Pequenas empresas do CONCICAT 2019.

Além do CONCICAT, receberam prêmio no IV Simpósio de Controladoria da UFRPE, realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2019 na cidade de Recife – PE. O artigo intitulado “Contabilidade no terceiro setor : um estudo nas associações rurais do município de Monteiro-PB”, de autoria de Heráclyto Gabriel Bezerra Torres, Wilton Alexandre de Melo e Mauriceia Carvalho Nascimento, obteve o prêmio de MELHOR ARTIGO na área de Controladoria no terceiro setor.

O professor Ms. Wilton Melo ressaltou as dificuldades de desenvolver pesquisas no país, mencionando que “pesquisa é uma junção de esforços de pessoas com o intuito de geração e fusão de conhecimento, a partir daquilo que é vivenciado diariamente”. O CCHE orgulha-se em ter um corpo docente e discente comprometido com a pesquisa e o compartilhamento de saberes.

Texto: Alana Campos