CCHE

CCHE

Centro de Ciências Humanas e Exatas

Aluna do Centro de Ciências Humanas e Exatas é premiada no 26º Encontro de Iniciação Científica da UEPB

27 de novembro de 2019

A aluna Josivânia da Cruz Vilela, discente do curso de Letras Espanhola do CCHE, foi premiada como um dos melhores projetos de pesquisa apresentados no 26º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Universidade Estadual da Paraíba. O trabalho “Poesia talhada no mármore: temas e formas na obra de Francisca Júlia” ficou em segundo lugar dentre os trabalhos na área de Linguística, Letras e Artes.

Sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva, a jovem pesquisadora deteve-se na análise da obra de Francisca Júlia, poetisa nascida no século XIX, no estado de São Paulo, procurando compreender o lugar que autora e obra ocupam na historiografia literária brasileira. Além dos temas e formas poéticos utilizados por Francisca Júlia, Josivânia Vilela procurou investigar como a poetisa dialogou com a tradição lírica oitocentista e com os temas que povoaram a produção literária do entresséculos (XIX/XX). A pesquisa procurou prestar uma contribuição aos estudos que vêm se preocupando em dar visibilidade às numerosas autoras que não figuraram nas histórias literárias brasileiras da época nem nas posteriores e, assim, trazer à tona uma memória literária feminina na literatura brasileira que vem sendo negligenciada ao longo dos séculos.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, dia 25, no auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus I, durante a reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Além do certificado de premiação, os resultados da pesquisa serão apresentados em artigo que integrará o segundo volume do e-book “Rede de Saberes”, a ser publicado pela Editora Universitária (EDUEPB).