20 de dezembro de 2019

O Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia (NERA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerrou suas atividades de 2019 com participação na Feira Natal Sem Veneno, realizada nesta quinta-feira (19), na Praça da Bandeira, em Campina Grande, que reuniu cerca de 80 feirantes para a comercialização de hortaliças, frutas, grãos, sementes, mudas, ovos, mel, artesanato, produtos da agricultura familiar beneficiados como bolos, doces, polpas, queijo e manteiga. Os agricultores integram a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) e vem das microrregiões do Cariri, Seridó, Curimataú, Borborema e Agreste.

A Feira é organizada pelo Grupo de Trabalho de Comercialização da ASA Paraíba e seus parceiros. Conforme a professora Shirleyde Alves, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UEPB, o NERA participou da atividade com a divulgação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, ação do projeto de extensão “Ações educativas contra o uso de agrotóxicos no campo e na cidade”, coordenado pela docente.

Para Shirleyde, definitivamente não existe uso seguro de agrotóxicos. “Não vamos nos iludir que lavar o alimento resolve, pois o tipo de agrotóxico usado no nosso país é sistêmico, ou seja, ele penetra dentro das plantas. É um problema enorme também para as pessoas que têm contato com ele, pela pele, pelas mucosas, inalando essas substâncias durante a produção, sem contar o que acontece com a quantidade que vai para o solo, para a água”, frisou. Ela salientou, ainda, que é preciso denunciar o uso absurdo dessas substâncias no país e, ao mesmo tempo, fazer o anúncio da agroecologia, mostrando que existem agricultores trabalhando de forma sustentável e preocupados com o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Wagner dos Santos Lima, assessor técnico da ASPTA Agricultura Familiar e Agroecologia, destacou a importância da produção agroecológica. “Nós, enquanto GT de Comercialização, temos a felicidade de anunciar para a população de Campina Grande e toda a região que a gente está dizendo não ao veneno, não ao agrotóxico e sim a vida, porque a Agroecologia, a produção sustentável é vida, é saúde. Temos orgulho de fazer parte desse movimento priorizando a saúde pública e estamos denunciando o mal que fazem os agrotóxicos, mostrando que a saída é nos juntarmos aos agricultores que estão com essa produção saudável”.

Além da distribuição de materiais informativos sobre defensivos naturais, receitas de alimentos beneficiados e da música do trio de forró Acauã da Serra, sorteios de cestas agroecológicas também movimentaram a manhã de feira na Praça. “Fiquei sabendo pelo Rádio, quando ouvi falando que teria xerém com galinha, vim logo conferir, pois eu sou do tempo de moer o milho para comer, sou brejeiro”, conta seu Aldir Bezerra, de 75 anos. O agricultor fez suas compras na feira e foi um dos três vencedores do sorteio de três balaios com produtos, o qual a cada R$ 15,00 em compras, os consumidores da feira estavam concorrendo.

São parceiros da realização da Feira a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e do Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia (NERA) e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida. O evento conta ainda com apoio financeiro da Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS) e das agências de cooperação internacional MISEREOR e CCFD Terra Solidária.

Texto: Áurea Olímpia (Adaptado pela Codecom UEPB)
Fotos: Thaynara Policarpo e Shirleyde Alves

O post Núcleo de Extensão Rural da UEPB encerra atividades de 2019 com participação na Feira Natal Sem Veneno apareceu primeiro em UEPB.