11 de dezembro de 2018

Clique para exibir o slide.

Um projeto cultural desenvolvido pelo Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA), no Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Lagoa Seca, tem incentivado crianças a entrarem em contato com a música e despertarem o interesse por esta arte.

Intitulado “Flauta Doce”, o projeto mobilizou, na primeira etapa, 20 crianças que participaram das oficinas de música. As aulas acontecem todas às terças-feiras, das 14h às 15h, no CCAA. A UEPB financiou os instrumentos musicais, as partituras e outros materiais usados no curso. Nessa primeira fase, as oficinas foram realizadas entre os dias 29 de agosto a 5 de dezembro, tendo a dedicação das crianças surpreendido os organizadores.

O diretor do CCAA, professor José Félix, disse que o projeto nasceu da necessidade da Instituição em envolver crianças carentes da região do Agreste paraibano em atividades de cultura e arte. A ideia é ensiná-las a tocar um instrumento e despertar o gosto pela música. “São crianças carentes, a maioria filhos de agricultores, que agora têm um espaço de aprendizagem. É uma forma delas ocuparem o tempo”, destacou o professor.

Marlos José Lima Machado é o professor de música da turma e enfatiza que as crianças superaram as expectativas, devido a vontade em aprender a tocar um instrumento. Ele utilizou o Método Melisma, que consiste em uma técnica utilizada para transformar a nota de uma sílaba em uma mescla de notas.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação CCAA

O post Projeto desenvolvido pelo Câmpus II da Universidade Estadual desperta interesse de crianças pela música apareceu primeiro em UEPB.