10 de outubro de 2018

O Centro de Ciências Agrárias Ambientais (CCAA) do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Lagoa Seca, realiza entre os dias 16 e 19 de outubro, a Agrotec 2018 – Exposição Tecnológica. Em sua terceira edição, o evento será realizado na Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), em parceria do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A atividade contará com palestras, exposições e minicursos.

A Agrotec 2018 terá como tema “Ciência para a redução das desigualdades” e será aberta na terça-feira (16), às 9h30, com a palestra “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a ser ministrada pelo professor Cidoval Morais de Sousa. De acordo com o professor José Félix, diretor do CCAA, durante os quatro dias de feira serão ofertados mais de 20 cursos de curta duração nas áreas de pecuária, agricultura, agroecologia e agroindústria. As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser feitas na EAAC, gratuitamente.

O evento surgiu com a proposta de mostrar a sociedade a qualidade das tecnologias desenvolvidas na unidade. O objetivo da Agrotec é transcender os muros da Universidade e dá uma satisfação a sociedade com relação às pesquisas, projetos e tecnologias desenvolvidas na Instituição e que precisam ser difundidos. Segundo o professor Alde Cleber, diretor da EAAC, durante os dias 17 e 18 será realizada a exposição agropecuária da Escola Agrícola, com a exposição de animais, insumos e máquinas agrícolas.

A novidade deste ano será a visita de alunos da rede municipal de ensino, que poderão conhecer laboratórios, setores de produção, a exposição agropecuária e realizar uma caminhada agroecológica, dentro da temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para a professora Élida Barbosa, essa integração é extremamente importante para aproximar a Universidade da sociedade como um todo.

O evento conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER),Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Polo da Borborema, ASPTA, entre outros parceiros.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Ciências Agrárias da UEPB promove Agrotec 2018 com tema voltado à redução das desigualdades apareceu primeiro em UEPB.