Próximas etapas do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos serão em Lagoa Seca e JP

12 de junho de 2018

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), dá continuidade ao Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos, nesta quarta (13), em Lagoa Seca, e na próxima sexta-feira (15), em João Pessoa. Ambas as iniciativas acontecem em parceria com os câmpus II e V, respectivamente.

Conforme explicou o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da UEPB, José Félix de Brito Neto, em Lagoa Seca o evento ocorrerá por todo o dia, no próprio Câmpus II, tendo início a partir das 8h. O homenageado do Encontro na cidade será o sanfoneiro Manuel Tambor.

Em João Pessoa, as atividades também se darão no Câmpus, começando no mesmo horário. Conforme o diretor local, professor Henrique França, a foto oficial do evento, quando se reúnem todos os participantes em um ponto turístico da cidade, será feita no Parque da Lagoa Solon de Lucena. O Encontro disporá de sete monitores do Curso de Arquivologia da UEPB, sendo sediado no Auditório.

Em ambos os câmpus, a programação contará com acolhida e apresentações de emboladores de coco, declamação, exibição dos sanfoneiros e tocadores de fole, além de preleções com professores do Centro Artístico Cultural da UEPB.

Preservar e difundir a cultura popular, incentivar a música de raiz e criar novos públicos, bem como enaltecer uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste e do Brasil, estão entre os objetivos do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos.

 

Texto: Oziella Inocêncio

O post Próximas etapas do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos serão em Lagoa Seca e JP apareceu primeiro em UEPB.