UEPB realiza 22º Encontro de Iniciação Científica

5 de novembro de 2015

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), realiza entre os dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, o 22º Encontro de Iniciação Científica da Instituição. O evento, que há mais de duas décadas faz parte do calendário de atividades da Universidade, este ano terá como tema central “Ciência e Tecnologia Para o Desenvolvimento”.

As atividades estão distribuídas entre palestras, mesa redonda, apresentação de trabalhos e minicursos. A estimativa da organização é que este ano, mais de 1.500 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores de várias universidades do país participem da edição 2015. A abertura oficial do Encontro acontece na noite do dia 11 de novembro, em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior e pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima.

Embora a abertura oficial esteja programada para a noite, as atividades do evento já começarão a ser desenvolvidas ao longo do dia, com a realização dos minicursos. Estão confirmados os minicursos “Gostar de fazer pesquisa”, “Um bom projeto de pesquisa”, “Tecnologias e interdisciplinaridade a serviço da arqueologia no resgate do passado”, “A importância da Estatística na pesquisa científica e na tomada de decisão” e “Inovação Tecnológica em Nanotecnologia para o Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes”.

Também estão confirmados a “Oficina terapêutica: nosso corpo, nossa mente”, a ser ministrada pela professora Maria do Socorro Barbosa e Silva, e os cursos “Caracterização dos resíduos dos serviços de saúde: instrumento para seu gerenciamento”, a ser ministrado pela professora Célia Regina Diniz; “O desafio da escrita científica na era qualis”, com o professor Cidoval Morais; e “Os números primos e a criptografia”, ministrado pelo professor Vendenberg Lopes Vieira.

O segundo dia do Encontro estará reservado para apresentação de trabalhos dos alunos. Serão apresentados mais de 400 projetos contemplando as oito áreas do conhecimento estabelecidas pelo CNPq. No entanto, levando em consideração o número dos chamados “pequenos projetos” que também devem ser inscritos, o número pode ultrapassar os 1.200 trabalhos. Os projetos contemplam todos os oito câmpus da UEPB e serão apresentados através de painéis ou de forma oral.

No último dia do evento acontece a reunião do Comitê Institucional da UEPB, formado por professores que têm boa produção científica, bem como a reunião do Comitê Externo, formado por professores avaliadores do CNPq. Este ano, cerca de 15 avaliadores representando várias universidades do país devem participar do Encontro.

A Iniciação Científica é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia que, desde 1952, vem estimulando os estudantes de graduação a enveredar pela pesquisa. Os graduandos da UEPB têm participado ativamente do programa, desenvolvendo pesquisas nas mais variadas linhas do conhecimento. Atualmente, 428 projetos desenvolvidos por estudantes da UEPB estão em plena execução em todos os câmpus. Cada projeto pode envolver até quatro alunos, dependendo da abrangência do tema e da pedagogia do professor.

A Instituição conta com 516 alunos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo que desse universo apenas 161 são financiadas pelo CNPq. Os demais são financiados exclusivamente pela UEPB. A UEPB é a única universidade do país que financia a maioria das bolsas de iniciação científica. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do site (http://congresso.uepb.edu.br/pibic/).

Texto: Severino Lopes e Givaldo Cavalcanti/CODECOM