11 de setembro de 2018

Será realizada entre os dias 12 e 14 de setembro a “Grão Fino: Semana de Fotografia”. O evento vai oferecer oficinas e debates sobre temas atuais da produção fotográfica, como o fotojornalismo, fotografia de moda, mercado de eventos e fotografia social. A Grão Fino é uma realização conjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

As inscrições são gratuitas e com direito a certificados para os participantes. Os debates serão realizados no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica da UEPB, sempre a partir das 19h. A primeira mesa redonda será no dia 12, com o tema “Fotografia Social e Mercado”, com os fotógrafos Múcio Albuquerque, Ediva Costa, Jéssica Mendes e Vanessa Pessoa.

O fotojornalismo entra em pauta no dia 13 com o debate “Fotografia autoral e Fotojornalismo em tempos de freelance”, com os repórteres fotográficos Augusto Pessoa, Rizemberg Felipe, Antônio Ronaldo e a médica e fotodocumentarista Imara Queiroz. O encerramento será com o debate “Produção e Direção de Arte em Fotografia de Moda e Publicidade”, com Aladim Monteiro e Elton Fernandes, na sexta-feira, 14 de setembro.
Para o professor de fotografia do curso de Jornalismo da UEPB, Rostand Melo, o evento visa promover uma aproximação entre academia e mercado.

“Nossos estudantes e todos os interessados em fotografia terão a oportunidade de participar de um espaço de diálogo com profissionais experientes e reconhecidos em diversas áreas da fotografia, estimulando novos olhares e ampliando as possibilidades de atuação”, afirma.
O nome do evento remete à tradição da fotografia analógica, conforme explica a professora Cristiane Melo, do curso de Arte e Mídia da UFCG. “O nome ‘Grão Fino’ faz uma menção aos grãos presentes nos filmes analógicos de fotoquímica, onde os grãos reagem à luz e assim gravam a imagem. Contudo o nome é alusivo, já que o evento não se destina à fotografia analógica e pode se compreendido como um sinônimo de destaque, um adjetivo, explica.

OFICINAS
A programação da Grão Fino também oferece ao público oficinas de fotografia, que serão realizadas na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, na UFCG, durante os três dias de evento. As oficinas acontecem no turno da tarde, a partir das 14 horas. Ao todo estão sendo ofertadas seis oficinas.

No dia 12 acontecem as oficinas “Direção de Casais”, com Múcio Albuquerque e “Fotografia de Casamento: a arte da resiliência”, com Vanessa Pessoa e Jéssica Mendes. Já no dia 13 serão ofertadas as oficinas “Feedgrafia: a fotografia pensada para seu feed”, com Igor do Ó; “Emoção e Criatividade na Fotografia”, com Ester Vanconcelos. No encerramento, no dia 14, acontecem as oficinas “Portrait”, com Sóstenes Lopes” e “Desconstrução do Olhar”.

As inscrições para as oficinas foram realizadas por meio do site do evento: <www.coletivof8.com/grafino>.

O post Semana de Fotografia promove oficinas e debates sobre fotojornalismo, moda e eventos sociais apareceu primeiro em UEPB.