Projeto promove oficina de educação midiática para prevenção de arboviroses em escola de Campina Grande

12 de novembro de 2021

Em uma sociedade cada vez mais conectada, a comunicação passa a exercer papel fundamental nas ações de prevenção e conscientização em Saúde. Pensando nisso, o projeto de extensão “Rede Arbocontrol Brasil” promoveu a oficina “Educação Midiática e Saúde” para alunos de quatro turmas da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, que atende a comunidade do bairro do Pedregal, em Campina Grande-PB. A atividade foi desenvolvida nos dias 8 e 9 de novembro por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O foco da ação é conscientizar sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. A comunidade do bairro do Pedregal foi escolhida para receber a oficina devido ao aumento nos índices de infestação em 2021, de acordo com números divulgados pela Secretaria de Saúde do município.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o índice de infestação predial no bairro passou de 3,3% em janeiro para 5,3% em julho, o que significa dizer que 5,3% das residências vistoriadas tinham focos do mosquito. De acordo com os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde, índices superiores a 4% de infestação predial já são classificados como de alto risco.

“Parte da população do Pedregal vive num contexto de vulnerabilidade social, apesar do bairro estar localidades nas proximidades de duas universidades públicas e outras instituições. Além disso, identificamos desafios específicos do bairro em relação às arboviroses, como a resistência de alguns moradores em receber a visita dos agentes de combate às endemias (ACE). Muitas pessoas trabalham com material reciclável e a conscientização sobre o armazenamento correto é fundamental para evitarmos a proliferação dos focos”, avalia o professor Rostand Melo, da UEPB, coordenador estadual do Arbocontrol-PB.

A oficina foi organizada em dois eixos temáticos. No primeiro dia, o debate foi sobre o combate à desinformação, visando permitir que os estudantes consigam identificar informações falsas que atrapalham a prevenção. Já no segundo dia o foco foi leitura crítica de mídia, com o objetivo de avaliar a percepção da comunidade sobre a efetividade das campanhas institucionais de prevenção e estimular a produção de conteúdo de mídia comunitária que promova a “tradução” do discurso oficial para a realidade do cotidiano do Pedregal.

“O planejamento com atenção à educação midiática foi o ponto chave para o alcance de resultados positivos da proposta. Pelo esforço coletivo, nós desenvolvemos oficinas que estimularam nos estudantes a possibilidade de reconhecer o propósito do conteúdo midiático sobre as arboviroses, refletindo em exercícios práticos, o impacto destas mídias na saúde da comunidade local”, afirma Eduardo Gomes, aluno do curso de Jornalismo da UEPB e bolsista do projeto. Também participaram da oficina os estudantes Daniella Régis (bolsista), Eduardo Araújo e Andresa Alves (voluntários).

A gestora da ECI Monte Carmelo, professora Bernadete Lacerda, destacou a importância da parceria com a UEPB e o Projeto. “Foram dias muito proveitosos. Avaliamos essa atividade como positiva para o conhecimento dos nossos estudantes dos 9º’s e 3ºs anos”, destacou. As atividades foram acompanhadas pela professora Jâmise Ramos, da disciplina de ciências e que já desenvolve atividades na escola sobre arboviroses.

A oficina foi realizada em formato presencial, mas seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. As atividades foram desenvolvidas no pátio da escola, em local aberto e arejado, além do uso de máscaras e álcool 70%.

Durante as oficinas, os estudantes da Escola Estadual Monte Carmelo elaboraram algumas propostas de temas e abordagens para tratar promover a conscientização em relação às arboviroses no contexto onde vivem. A próxima etapa será a produção de conteúdo para compartilhamento em redes sociais, com a curadoria da equipe do projeto. A atividade deverá ser conduzida de forma remota.

REDE BRASIL
O projeto integra a Rede Arbocontrol Brasil, com foco na gestão da informação e saúde e tradução do conhecimento. A rede é composta pela representação nacional de Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões brasileiras. A Coordenação-regional do Nordeste está sob a responsabilidade da professora Patrícia Monteiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em âmbito nacional, o projeto é coordenado pelas professoras Ana Valéria Machado Mendonça (gestora do componente 3 – Educação, Informação e Comunicação para o Controle do Vetor) e Maria Fátima de Sousa (coordenadora geral), ambas Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Nacional de Brasília (NESP/UnB). O financiamento é da Fundação de empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), responsável pelas bolsas.

O objetivo é desenvolver e implementar estratégias de comunicação para estimular o engajamento da sociedade no combate aos vetores das arbovirores, dentre eles o mosquito Aedes aegypti. Para permitir que o conhecimento científico chegue à população, serão realizadas oficinas em comunidades a partir do estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Em Campina Grande, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande e da ONG Essor Brasil e do projeto social Muda Pedregal. As oficinas são formatadas de modo a promover a educação midiática, respeitando os princípios da qualidade da informação em saúde e reconhecer os saberes loco regionais de cada área atendida.

Texto e fotos: Rostand Melo (Professor)