PROGRAD informa sobre adiamento no início das aulas do período 2016.2 e em prazo de matrículas dos veteranos

11 de novembro de 2016

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade acadêmica em geral que o início das aulas do período letivo 2016.2 foi adiado para o dia 28 de novembro e o prazo para a matrícula online dos alunos veteranos foi alterado para o período de 23 a 27 de novembro, com os reajustes de matrículas sendo realizados entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, a alteração das datas  foi necessária para garantir a consolidação dos dados no novo Sistema de Registro Acadêmico e a normalidade do processo de matrícula dos estudantes da Instituição. Conforme o comunicado da PROGRAD, o novo Sistema de Registro Acadêmico reflete uma nova concepção de Currículo Acadêmico, originária das mudanças ocorridas no novo Regimento Geral dos cursos de graduação da UEPB, apresentando novas funcionalidades que favorecem a otimização das atividades de gestão acadêmica, a integração entre os Cursos, possibilitando a flexibilização curricular.

Atualmente pronto e em funcionamento, o novo sistema representa um grande avanço em prol da celeridade e eficiência dos serviços prestados à comunidade acadêmica e um grande benefício para o Serviço Público. “Nas últimas semanas, ações conjuntas envolvendo servidores da PROGRAD, coordenadores, chefes e diretores foram realizadas para repassar as orientações sobre o funcionamento do novo sistema, principalmente através de apoio in loco às coordenações de cursos e chefias, para cadastro de horários, seleção de salas, designação de professores, realização de testes, solução de problemas e retirada de dúvidas”, explicou Eli Brandão.

Nesse sentido, segundo o pró-reitor, a implementação de uma estrutura virtual da magnitude do então novo Sistema de Registro Acadêmico envolve um período de adaptação e transtornos iniciais, todos superáveis ante os inúmeros ganhos que serão proporcionados com a mudança de sistema e o comprometimento da equipe técnica da PROGRAD em solucionar os eventuais contratempos.

“Inúmeros contextos e fatores influenciam o momento presente, tais como a necessidade de ampliação do tempo para a finalização do cadastro de alguns componentes por partes das chefias e coordenações, curtos intervalos entre os semestres, ainda como resultado das paralisações do ano de 2015, fazendo com que o trabalho de integralização do semestre coincida com o cadastramento de componentes para início do novo semestre, entre outros”, destaca Eli Brandão.

Além dessas questões, a previsão é que alguns gestores acadêmicos, mesmo com apoio técnico da PROGRAD, não conseguirão em tempo hábil finalizar a tarefa de cadastramento dos componentes, ação imprescindível para a realização da matrícula online. Em conformidade com o Calendário Acadêmico, as matrículas estavam previstas para início no próximo dia 14 de novembro (segunda-feira), o qual figura como ponto facultativo seguido de feriado nacional, fatos que, inevitavelmente, contribuem para gerar maior dificuldade para os estudantes solucionarem eventuais problemas, visto serem dois dias não letivos.

Como acréscimo às dificuldades, de acordo com professor Eli Brandão, os ajustes a serem realizados, embora de fácil execução, carecem de maior quantidade de tempo para sua efetivação, dificuldade superada ao se considerar que os três dias da próxima semana – 16, 17 e 18 de novembro – são suficientes para a conclusão do cadastramento e finalização dos horários. Levando em consideração todo o contexto exposto, a Pró-Reitoria de Graduação resolveu alterar o Calendário Acadêmico do período 2016.2, cujos novos prazos são os seguintes:

• Matrícula online dos veteranos: de 23 a 27 de novembro de 2016;
  • Reajustes de matrícula: de 28 de novembro a 15 de dezembro de 2016;
  • Início das aulas do semestre 2016.2: dia 28 de novembro de 2016.