13 de setembro de 2016

Clique para exibir o slide.

Em comemoração ao Dia do Administrador, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Curso de Administração e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), promoveu nesta terça-feira (13), uma série de atividades na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. O evento, que também fez parte das comemorações alusivas aos 44 anos do curso de Administração e dos 50 anos da UEPB, teve como finalidade mostrar a realidade do curso e fornecer informações importantes para a vida dos futuros profissionais da área.

A programação foi aberta pelo coordenador do curso, professor Jucelino Pereira Luna, que fez uma explanação sobre o projeto político-pedagógico e a base curricular do Bacharelado em Administração do CCSA. Ainda houve a apresentação dos três grupos de pesquisas do Departamento cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do grupo de pesquisa “Gestão Empresarial”.

A palestra de abertura do evento foi proferida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior. Ele discorreu sobre o tema “Desafios da Gestão Pública no contexto de crise: O caso da UEPB” e deu dicas importantes para os estudantes do curso, apresentando alguns elementos que podem torná-los bons administradores, profissionais competentes, responsáveis e cumpridores de seus deveres.

O reitor destacou que administrar é, antes de tudo, um desafio em qualquer estrutura, seja pública ou privada. Para ele, em toda situação, administrar é gerir conflitos e para isso o administrador precisa ter sabedoria. Conforme enfatizou Rangel, um gestor precisa ter sensibilidade para conhecer as pessoas em sua essência, o que segundo ele não se adquire apenas nos livros, mas principalmente nas relações interpessoais.

“Na gestão pública é preciso aliar método ao conhecimento das pessoas. Precisamos entender os sentimentos das pessoas e a dinâmica da vida”, observou. O reitor também falou da complexidade da máquina pública e destacou alguns princípios e elementos que não podem faltar aos bons administradores, como zelo com os recursos públicos, lealdade, moralidade e publicidade dos atos. Ele lembrou que a transparência é fundamental no gerenciamento de uma instituição e citou a experiência bem sucedida da UEPB.

Ainda sobre a Universidade ele mostrou que ao longo de sua história a Instituição enfrentou grandes crises, teve momentos de vertiginoso crescimento e atualmente vive uma realidade bem diferente de quatro anos atrás, devido a recessão econômica que atingiu o país.

As atividades do Dia do Administrador prosseguiram durante a tarde com a realização de três minicursos: “Administrar o tempo é planejar a vida!”, “Olhares sobre a cultura do consumo” e “Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)”. Já no horário da noite acontece a mesa redonda “Crise estrutural e dinâmicas do trabalho: o perfil atual do mercado de trabalho paraibano e seus reflexos na demanda pelo profissional de Administração”. Participarão dessa atividade a professora da UEPB, Nadine Agra, e o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mário Ladoski.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Glêbson Rodrigues e Clordana Aquino

O post Palestra sobre os desafios da gestão pública abre atividades alusivas ao Dia do Administrador apareceu primeiro em UEPB.