Novo laboratório do Curso de Ciências Contábeis é inaugurado para aprimorar atividades práticas

10 de março de 2017

Clique para exibir o slide.

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugurou na noite desta quinta-feira (9), na Central de Integração Acadêmica, no bairro de Bodocongó, seu novo laboratório de atividades práticas. A estrutura conta com uma sala especialmente preparada com 30 computadores montados, sendo 20 deles novos, bancada, projetor, acesso à internet e diversos softwares especializados para o desenvolvimento dos conteúdos da área de Contabilidade.

De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, que participou da inauguração do novo espaço, apesar das dificuldades financeiras a Instituição fez um investimento de R$ 100 mil com recursos próprios para atender uma demanda que já havia no Departamento há bastante tempo. Segundo ele, a abertura do espaço é o resultado de um esforço coletivo que possibilita o aprimoramento do ensino de graduação na UEPB.

“Não podemos esconder os graves problemas financeiros que estamos passando, mas mesmo assim não deixamos de agir com o propósito de qualificar o ensino de graduação dos nossos alunos. Temos uma função digna e espero que todos façam o bom uso, porque isso aqui pertence a vocês”, destacou o reitor durante a apresentação do laboratório que contou com a presença de diversos professores do Departamento de Ciências Contábeis e alunos.

O professor José Péricles Alves Pereira, chefe do Departamento, ressaltou o esforço que foi feito pela Administração Central, destacando que com esse novo espaço todos os alunos do 6º ao 9º período poderão participar das atividades não mais dividindo o equipamento com um colega. “As atividades práticas da Contabilidade são muito importantes para a formação dos nossos alunos. E a partir de agora eles serão mais bem capacitados em sua formação profissional”, afirmou.

A professora Vânia Vilma Nunes Teixeira, coordenadora do laboratório, apontou que já estão à disposição diversos softwares públicos e privados para que as atividades sejam desempenhadas da melhor forma possível. Ela ainda destacou o convênio com uma empresa nacional do ramo de programas para que os alunos sejam preparados para diversas situações profissionais.

Treinamento para atendimento ao público

Recém-inaugurado, além das aulas práticas, o laboratório do curso de Ciências Contábeis da UEPB já conta em sua programação com o primeiro treinamento do projeto de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento”. Com o propósito de treinar os alunos para atender a comunidade gratuitamente com o serviço de orientação de submissão do Imposto de Renda para Pessoa Física, os alunos participantes serão orientados pelos professores durante os dias 3 e 4 de abril, para oferecer o atendimento ao público nos dias 18, 19 e 20 do mesmo mês.

Supervisionados por professores, o serviço que já foi premiado com o 2º lugar nacional em evento promovido pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), terá 35 estudantes aptos a atender a população. Coordenado pelo professor Francisco Leite, o projeto tem como meta inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades.

Texto e fotos: Givaldo