CCSA

CCSA

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Grupo de Pesquisa promove live com fotojornalista Alex Silveira em alusão ao Dia da fotografia

18 de agosto de 2021

No Dia Internacional da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) promoverá uma transmissão ao vivo com o fotojornalista Alex Silveira. A live marca também o Lançamento da 4ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, evento acadêmico que será realizado de 24 a 26 de novembro. A live será realizada nesta quinta-feira (19) a partir das 19h, no perfil @graofino.fotografia, no Instagram.

O grupo de pesquisa que promove a “Grão Fino” é formado por professores e pesquisadores da área de Fotografia vinculados aos cursos de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento também é vinculado ao projeto de extensão “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEPB. A Live conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ).

Em junho deste ano, Alex Silveira obteve uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o direito do fotojornalista de receber uma indenização do Governo do Estado de São Paulo por ter sido atingido por um tiro de bala de borracha enquanto realizava a cobertura de uma manifestação. O caso aconteceu em 2000 e, em decorrência do tiro, Alex perdeu a visão do olho esquerdo. Na época, o repórter fotográfico atuava para o jornal “Agora São Paulo”.

“Eu acho muito importante promover uma conscientização, principalmente para quem vai entrar no mercado sobre os problemas que a imprensa passa. Eu entendo a fotografia muito mais como resultado de transpiração do que inspiração. Claro que referências, técnicas e estudo ajudam muito, por isso que eu continuo fotografando, mas mais do que isso é importante promover um aperfeiçoamento do ser humano atrás da câmera”, afirma o fotógrafo.

A decisão é considerada um marco para a liberdade de imprensa e o exercício do jornalismo no país. O caso chegou ao Supremo depois que Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou o direito à indenização ao jornalista, que havia sido concedido em primeira instância. O TJ-SP que a responsabilidade pelos danos físicos sofridos seria do próprio jornalista devido ao fato dele ter se mantido no local durante o tumulto. Mas o Supremo corrigiu a decisão do TJ-SP por 10 votos a favor e apenas 1 voto contrário.

A conversa com Alex Silveira será mediada pela professora Agda Aquino (UEPB), e e pelos professores Paulo Matias (UFCG) e Rostand Melo (UEPB). O público poderá interagir diretamente com o convidado enviando perguntas durante a transmissão.

Artigos e exposição virtual
A live do Dia da fotografia marcará ainda o lançamento de duas etapas da programação da Grão Fino: Semana de Fotografia. Será anunciada a abertura do prazo da chamada de trabalhos para a apresentação e publicação de artigos acadêmicos sobre fotografia. Uma das novidades desse ano será a convocatória para fotografias para a realização de uma exposição fotográfica sobre o tema “Fotografia e Educação”.

Texto: Rostand Melo (Professor)