Estudantes de Jornalismo lançam revista com foco em grupos sociais não retratados na mídia convencional

8 de março de 2017

A turma do 4º período de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza nesta quinta-feira (9) o lançamento da Revista Luppa, produto desenvolvido durante a disciplina Jornalismo Impresso II, sob a orientação da professora Ada Guedes. O evento será realizado no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, nos turnos manhã, a partir das 9h, e noite, a partir das 19h, sendo transmitido também em formato de live, através da página do Facebook da revista.

No total, 20 estudantes estiveram envolvidos na produção do material. A Revista Luppa foi desenvolvida a partir da ideia de dar voz e vez a pessoas e grupos sociais que, normalmente, não são retratados na mídia convencional ou não o são da maneira como deveriam. Dividida em seis editorias (Política, Cidades, Cultura, Gênero, Sexualidades, Saúde e Esportes), contando com 28 matérias e 66 páginas, a revista contou com convidados como o professor do Departamento de Letras e Artes da UEPB, Jhonatan Leal da Costa; a professora de psicologia da UFCG, Gabriella Dupim e o graduando em Jornalismo, Marques de Souza, que contribuíram com os seus escritos, além dos artistas plásticos, Ava Romanovsky e Erik Kleiver.

“A Revista foi desenvolvida durante a disciplina Jornalismo Impresso II, na qual busco trabalhar a prática do jornalismo de Revista, mas todo o processo de produção fica a cargo da turma. Definir a linha editorial, pautar, escrever, editar, fotografar e diagramar, tudo é realizado pelos alunos. Oriento, coordeno o processo, mas dar autonomia pra eles ajuda a desenvolver visão empreendedora e ainda resulta num produto que seja a cara deles, como a Revista Luppa”, conta Ada Guedes, professora da disciplina de Jornalismo Impresso II.

Durante o evento de lançamento, os estudantes que fizeram parte da Luppa, juntamente com convidados que contribuíram com sua construção, tratarão sobre o jornalismo de revista humanizado, além de apresentar o produto final e falar um pouco sobre como foi seu processo de criação. O lançamento será aberto ao público em geral, não apenas para os graduandos em Jornalismo, mas também para todos que tenham interesse na linha editorial abordada pela revista e em um jornalismo mais humanizado.

“Me sinto privilegiado em ter podido acompanhar todo o processo de produção da Luppa, desde a concepção de uma reportagem até a divulgação do material produzido nas redes sociais. Foi uma experiência enriquecedora, sobretudo se considerarmos que atualmente o jornalismo demanda profissionais multifuncionais”, diz o estudante Ricardo Júnior, que atuou nas funções de repórter, editor de texto e social media.
Texto: Equipe Luppa