Egresso de Jornalismo lança livro-reportagem que conta as memórias da ex-atleta paraibana Ednalva Laureano

27 de abril de 2022

Será lançado na quinta-feira (5), às 19h, no Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o livro “Pretinha: memórias da corredora de rua Ednalva Laureano”. Publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), o livro é fruto do trabalho de conclusão de curso de Jornalismo na UEPB, Rafael Costa.

Rafael Costa publica o seu primeiro livro-reportagem narrando as memórias de Ednalva Laureado, com prefácio de Leonardo Alves, experiente jornalista esportivo de Campina Grande. Para Leonardo Alves, “Pretinha: memórias da corredora Ednalva Laureano” é um livro que faz justiça à maior referência do Atletismo paraibano. Segundo ele, é um resgaste com estilo narrativo de histórias que estão arquivadas nos meios de comunicação, guardadas nas memórias de jornalistas que acompanharam a trajetória da atleta e de treinadores que trabalharam com ela.

Impresso em cores, o livro tem 232 páginas e traz a trajetória de Pretinha, ilustrado com fotografias e reportagens que mostram a trajetória da mulher mais rápida do Brasil, nos cinco e 10 mil quilômetros, nos anos de 2006 e 2007. Durante a trajetória de Pretinha, ela superou as dores das contusões para tentar o índice para as Olimpíadas de Pequim, na China em 2008.

Sobre o autor
Rafael Costa nasceu em 22 de abril de 1992, se formou em Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba e começou sua carreira escrevendo para o site Torcedores.com. Natural de Campina Grande, venceu o Prêmio Mostra Tropeiros de Telejornalismo do Comunicurtas UEPB em 2020 na categoria Júri Popular.

Ganhou projeção fazendo matérias, entrevistas e fotos nas coberturas do Campeonato Paraibano de Futebol, Copa do Nordeste, Liga Ouro de Basquete, Novo Basquete Brasil, além dos Campeonatos Brasileiros de Futebol da Série D e C pela Rede Primeiro Minuto. Hoje compõem o time de repórteres da Rádio Caturité, como setorista do Campinense Clube, e também atua como fotógrafo da equipe de Futebol de Cegos da APADEVI de Campina Grande.