Colação de Grau encerra semestre 2021.2 nos câmpus I e II e coloca mais de 500 profissionais no mercado

30 de abril de 2022

Após quatro anos de dedicação ao estudo, de trabalhos acadêmicos, enfrentamento a pandemia da covid-19, cumprimento de protocolos sanitários, aulas remotas, sacrifícios, dificuldades, conquistas e perdas de amigos e familiares, 506 concluintes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Câmpus I em Campina Grande, e Câmpus II em Lagoa Seca, puderam enfim, chegar ao esperado dia da vitória e realizar o sonho de concluir um curso superior.

A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2021.2 foi realizada de forma híbrida na tarde desta sexta-feira (29), no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Bodocongó. Presidida pela reitora Célia Regina Diniz, a solenidade reuniu professores, amigos e familiares dos formandos. Como ainda estamos atravessando a pandemia, a UEPB prestou uma homenagem póstumas as vítimas do novo coronavirus, escolhidas como paraninfos da turma. Para evitar aglomeração, apenas arte dos formandos pôde participar presencialmente do ato de formatura, enquanto os demais acompanharam através da sala virtual a transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB, no YouTube.

Devido a quantidade de concluintes, a assembleia solene dos câmpus I e II foi dividida em dois momentos, sendo a primeira realizada às 16h e a outra às 17h30. Inicialmente colaram o grau os formandos dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Em seguida foi a vez dos formandos dos Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) e os formandos de EaD da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD).

No primeiro momento, compuseram a mesa de honra, além da reitora, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Josenildo Lima; bem como as diretoras do CCT e CCSB, respectivamente Maria Isabelle Silva Dias Yanes e Nícia Stelita de Cruz Soares.


Em meio a expectativas, a formanda Aline Calixto de Oliveira do curso de Educação Física, prestou o juramento em nome dos demais formandos. Na segunda parte, além dos pró-reitores, compuseram a mesa o diretor do CCJ, professor Laplace Guedes Alcoforado Leite e o diretor do CEDUC, professor José Arlindo de Aguiar Filho. A formanda Patrícia Maria Silva Lucena, do curso de Gestão Pública fez o juramento em nome dos concluintes.

Presidente da solenidade, a reitora fez um discurso emocionante. Ao expressar o seu contentamento com o momento de vitória, Célia Regina Diniz enfatizou que a solenidade de Colação de Grau é um dia especial e um momento inesquecível para os formandos e familiares, para relembrar toda a trajetória vivida na Instituição. Ela disse que essa jornada não foi fácil devido às dificuldades da pandemia da covid-19. Por isso, Célia Regina escolheu a palavra “resiliência” para definir a capacidade dos formandos de superar todas as dificuldades ao longo do curso e se tornarem um vencedor.

Ela destacou que com “resiliência”, força de vontade, garra e perseverança, todos tiveram a capacidade de enfrentar as dificuldades e superar as adversidades durante a jornada na UEPB, chegando a esse momento. “Eu escolhi essa palavra, porque além dos vários obstáculos e percalços que vocês passaram durante a formação, ainda tiveram que enfrentar a pandemia da covid-19, que trouxe tantas perdas para o planeta e para a nossa Instituição”, observou. A reitora lembrou que muitas pessoas contribuíram para que esse momento acontecesse, oferecendo o melhor na formação dos concluintes.

Em uma homenagem póstuma, a reitora fez referência e todos os alunos, técnicos e professores que tiveram as suas vidas ceifadas pela covid-19. Falando para os pais e responsáveis, Célia Regina Diniz disse que a UEPB é uma Universidade referenciada socialmente e comprometida com a sociedade pronta para formar cidadãos críticos, aptos para equacionar os problemas que a população enfrenta. Ela ainda desejou êxito a todos e pediu para honrarem sempre a UEPB que não parou na pandemia, mas fez de tudo para garantir um ensino de qualidade a todos.

A solenidade prosseguiu com o discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que destacou a missão da UEPB de formar cidadãos mesmo em tempos difíceis. Ele enfatizou que as solenidades deste semestre têm um significado especial, pois marca a transição entre o período as atividades foram realizadas predominantemente de forma remota, para o momento atual de retomada das aulas presenciais, cujo semestre começou em 25 de abril.

O professor Eli também prestou a sua homenagem aos professores que neste período de pandemia tiveram que se reinventar, e buscaram de forma criativa se superar para garantir o ensino de qualidade, através das plataformas digitais. Ela ainda lembrou que durante a pandeia a UEPB buscou criar todas as condições para o funcionamento das atividades acadêmicas, minimizando os efeitos da pandemia.

“Hoje é um dia de alegria, de reflexão, celebração e esperança. É uma celebração porque é a vitória da ciência com as vacinas sobre o obscurantismo dos negacionistas da ciência. Celebração e vitória da realização de um sonho de vocês que hoje vira realidade, e celebração da UEPB” destacou. Além do rito de passagem, a solenidade, conforme destacou o professor Eli, é um momento de prestação de contas da UEPB, que devolve a sociedade profissionais qualificados e aptos para mudar a realidade.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos concluintes. No primeiro momento, o formando Brendo Araújo de Senna, do curso de Engenharia Sanitária Ambiental, recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Maria Isabela, diretora do CCT. Na segunda parte, colou grau em nome da turma, a formanda Sara Vitoria Santos Sampaio, do curso de Direito, conferido pelo professor Laplace Guedes, diretor do CCJ. Uma salva de palmas aos novos profissionais marcou o encerramento da solenidade.

Confira outros momentos das solenidades.





 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos