Cidadania ativa: projeto de extensão da UEPB promove palestra sobre a função social do tributo
Com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do pagamento tributário e a necessidade de fiscalizar sua real aplicação na sociedade, o projeto de extensão “Cidadania Ativa” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove no dia 12 de abril a palestra “Função social do tributo”, a ser realizada no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a partir das 19h.
A palestra será ministrada pelo auditor fiscal e delegado da Secretaria da Receita Federal do Brasil em Campina Grande, Gilberto Mendes Rios. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Geuda Anazile da Costa Gonçalves, o objetivo é despertar no cidadão o interesse pela fiscalização do tributo e sua relevância social, bem como gerar um nível de comprometimento político maior na população.
“Discutir a função social do tributo é conscientizar a população sobre a importância da participação direta dela na gestão de políticas públicas. Então a ideia é que ela saiba de fato para onde estão sendo encaminhados os recursos que ela coloca sobre responsabilidade do estado. Quanto mais consciente deste processo, essa sociedade entenderá que é para com as questões públicas”, enfatiza professora Geuda.
O projeto “Cidadania Ativa” é oriundo do Departamento de Administração e Economia, do Centro de Ciências Sociais Aplicas (CCSA) da UEPB e integra o programa de extensão “Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento”, cujo propósito é disseminar a educação fiscal no âmbito acadêmico e social.
Texto: Adriana Araújo (Agência RC&D)