Centro Acadêmico promove 4ª Semana de Sociologia com debate sobre o pensamento social além da pandemia

18 de agosto de 2021

Com tema “O pensamento social para além da pandemia”, será realizado entre os dias 23 e 27 de agosto a 4ª Semana de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mais uma vez por conta da pandemia, o evento será realizado de forma virtual por meio das plataformas digitais, com transmissão ao vivo pelo YouTube, através do canal Rede UEPB. Conforme prevê a temática central, a Semana acontecerá com diálogos entre convidados de outras instituições, organizações sociais e professores e professoras do Departamento de Ciências Sociais da UEPB
Organizado pelo Centro Acadêmico (CA) de Sociologia, o evento vem ocorrendo anualmente consolidando-se como espaço de divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Curso de Sociologia da Instituição. A 4ª Semana conta com o apoio do Departamento de Ciências Sociais, e a Coordenação do curso de Sociologia. As atividades terão início com a mesa redonda “Por uma educação antirracista”, que terá a participação da professora Cristiane Nepomuceno, Débora Kelly Araújo e Weber Firmino dos Santos, todos da UEPB. No mesmo dia, haverá ainda, a mesa redonda “A experiência da prática em direitos humanos”, a ser conduzida pelos professores da UEPB, Ranieri Torres e Jomar Ricardo.

A atividade segue no dia 24, com a mesa redonda “Trajetórias, experiências e saberes do campo”, com os professores Nerize Laurentino e Francisco de Assis, da UEPB; e Marilda Menezes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No dia 25 está previsto a mesa redonda “Direito a cidade: apropriação do espaço público nas perspectivas das batalhas”, com a participação da professora Maria Jackeline Carvalho, da UEPB.

A semana prossegue no dia 26 com a atividade “Ensino de Sociologia: saberes e experiência no Ensino Médio”, que contará com a participação das professoras da UEPB, Iolanda Barbosa, Jussara Belens e Silvânia Karla; além do professor Cristiano das Neves Bodart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Carlos Joseph, da Secretaria de Educação da Paraíba. No último dia do evento, está previsto um diálogo “A moda que incomoda?”, com a participação dos professores Waltimar Rodrigues Lula, da UEPB, e Joca Guedes, da Universidade Federal de Campina Grande”.

Texto: Severino Lopes