Artigo de professora e egressos da UEPB conquista 1º lugar no Prêmio Professor Sérgio Escorsim de Administração
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve presente n 29ª edição do Congresso Internacional de Administração, realizado de 13 a 16 de setembro em Natal (RN). Na ocasião, o artigo “A percepção do servidor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em relação a ética no serviço público” produzido pela professora do curso de Administração Yêda Silveira Martins Lacerda e pelos egressos da Instituição, Thaís Fernanda Clemente de Souza Nascimento e Moacir Arnaldo de Souza, conquistou o primeiro lugar na categoria “Ética e Transparência nas Organizações”.
Outros dois artigos da professora Yêda Silveira também foram premiados na categoria “Governança Corporativa” do 25º Encontro Brasileiro de Administração, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), realizado no período de 14 a 16 de setembro. Os artigos premiados nos eventos foram resultados de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, segundo a professora Yêda, atestam a qualidade da produção científica da UEPB.
Yêda ressaltou que estava muito feliz com a conquista, principalmente pelo significado que o artigo representa no momento em que o Brasil clama pela ética e pelo comprometimento da gestão pública. “O artigo premiado mostrou que muitas são as pessoas que estão insatisfeitas com a conduta ética no serviço público”, frisou a professora, ressaltando ainda que o tema vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. “De modo geral, o país enfrenta o descrédito da opinião pública a respeito do comportamento dos administradores públicos e da classe política em todas as suas esferas. A partir desse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos”, destaca.
O objetivo da pesquisa foi identificar o conhecimento dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal de Campina Grande, Câmpus I, em relação ao tema Ética no Serviço Público. Este ano, quarenta e três43 produções científicas concorreram ao “Prêmio Professor Sérgio Escorsim”, que premia os melhores artigos dentro das 15 áreas temáticas propostas pela organização do evento. O Prêmio Professor Sérgio Escorsim se transformou em um dos mais importantes eventos de discussão e pesquisa na área de Administração do país. A proposta de homenagear os trabalhos com este prêmio surgiu em 2010, após a morte de Escorsim, que até então sempre esteve a frente da organização do congresso.
Texto: Severino Lopes