4ª edição da “Grão Fino: Semana de Fotografia” divulga programação e abre período de inscrições para oficinas

11 de novembro de 2021

A Comissão Organizadora da “4ª Grão Fino – Fotografia” divulgou a programação completa do evento, que será realizado de 24 a 26 de novembro, em formato virtual, com transmissões ao vivo no Canal Rede UEPB no Youtube. A palestra de abertura será com a fotojornalista Nair Benedicto. Também serão realizadas oficinas, com vagas limitadas. As inscrições para as oficinas vão começar na terça-feira (16). O acesso à programação é gratuito.

A plataforma de inscrições está disponível AQUI, mesmo link que deverá ser usado para quem deseja garantir vaga em uma das sete oficinas ofertadas na programação deste ano. Palestras, debates, apresentações de artigos acadêmicos, exposição virtual e lançamentos de livros integram a programação. O tema geral da quarta edição do evento é “Fotografia e Educação”, em homenagem ao centenário de Paulo Freire.

A abertura do evento será no dia 24 de novembro, a partir das 19h, com a palestra de Nair Benedicto, intitulada “Caminho sem volta: à senzala – ao armário – à cozinha”. Com atuação marcante desde a década de 1970, ela se destacou na fotografia documental pelo engajamento com questões sociais. Mulheres, crianças, indígenas e trabalhadores são protagonistas de suas imagens. Fundou agências de fotografia e publicou diversos livros ao longo de sua trajetória, pautada pela defesa dos direitos humanos.

O tema “Fotografia e Educação” será discutido no debate no dia 25, a partir das 19h, na mesa composta pelos professores Dulcília Buitoni (USP-Casper Líbero-ESPM), Erenildo Carlos (UFPB), Rafael Schoenherr (UFPB) e Thales Trigo (Mackenzie – SP). No dia 26, também às 19h, será a vez da Grão Fino discutir o tema “Novas linguagens na pós-produção fotográfica”, com a participação de três nomes de referência no mercado brasileiro: Altair Hoppe (Iphoto Editora), Carol Lopes (Instituto Inhotim) e Danny Bittencourt (IFP – Instituto Português de Fotografia e Desiderio Gallery).

A palestra com Nair Benedicto e os debates sobre “Fotografia e Educação” e “Novas linguagens na pós-produção fotográfica” serão transmitidos no Canal Rede UEPB no Youtube. Haverá emissão de certificados. Haverá ainda a apresentação de trabalhos científicos divididos em três áreas temáticas: GT1 – Fotografia Documental, GT2 – Fotografia Contemporânea e GT3 – Fotografia e Educação. As apresentações acontecem de 24 a 26 de novembro, às 14h.

A “4ª Grão Fino – Fotografia” é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A organização é de responsabilidade do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) que agrega professores, pesquisadores e estudantes das duas instituições.

O evento conta ainda com o apoio do projeto de Extensão “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, da Pró-Reitoria de extensão da UEPB, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UEPB e da Coordenadoria de Comunicação da UEPB. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do evento ou no perfil oficial no Instagram.

OFICINAS
Serão ofertadas sete opções de oficinas na “4ª Grão Fino”, que serão realizadas sempre no turno da tarde. As ementas das oficinas, os currículos dos ministrantes e o quantitativo de vagas estão disponíveis no site do evento. As oficinas são as seguintes:

– “Poética do lar”, com Paulo Rossi (de 24 a 26 de novembro- às 14h).
– “KOMBInacomFOTO – Percepções e registros do seu ambiente natural”, com Felipe Colvara (24 e 25 de novembro – às 14h).
– “Como construir uma fotografia inclusiva junto às pessoas não videntes e baixa visão”, com Cristianne Melo (25 e 26 de novembro- às 14h).
– “A fotografia autoral como subsídio para processos criativos em cinema”, com Hélder Nóbrega (24 e 25 de novembro – às 14h).
– “Autorretrato fotográfico: uma escrita de si”, com Kalyne Almeida (26 de novembro- às 14h).
– “Encantamentos fotográficos: estratégias de ensino-aprendizagem”, com João Pedrosa (26 de novembro- às 14h).
– “Alfabetização Visual”, com João Kulcsár (26 de novembro- às 14h).