4ª edição da Grão Fino Fotografia publica artigos apresentados no evento e consolida abrangência nacional

23 de dezembro de 2021

A comissão organizadora da “4ª Grão Fino – Semana de Fotografia” publicou no site oficial do evento todos os artigos apresentados na edição 2021, realizada de 24 a 26 de novembro, em formato on-line. Os anais estão disponíveis no link https://graofinofoto.com.br/anais2021/ . Ao todo, foram apresentados 15 artigos, divididos em três áreas temáticas: fotografia documental, fotografia contemporânea e fotografia e educação.

Em sua 4ª edição, sendo a segunda em formato on-line, a Grão Fino se consolidou como evento de abrangência nacional. É o que aponta o balanço feito pela comissão organizadora. Ao todo, participaram efetivamente da programação 315 inscritos oriundos de 20 estados da federação, além do Distrito Federal. Também já estão disponíveis os certificados referentes à participação na programação, composta por palestras, debates, oficinas, apresentações de artigos acadêmicos, lançamento de livros e exposição virtual.

Os certificados podem ser acessados no site oficial do evento ou diretamente na plataforma Even3, usada para gestão das inscrições e credenciamentos. O participante deve acessar o link https://www.even3.com.br/participante/certificates/ e realizar o login com os mesmos dados usados no ato da inscrição.

A “Grão Fino: Semana de Fotografia” é um evento acadêmico organizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), em parceria com os cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A realização do evento possui o apoio do projeto de extensão Coletivo F8: Site de Fotojornalismo, da Pró-Reitoria de Extensão, dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UEPB e da UFCG, além da Coordenadoria de Comunicação (Codecom).

Abrangência nacional
O cadastro dos inscritos indica ainda que a 4ª Grão Fino agregou virtualmente estudantes, pesquisadores e professores de 45 instituições de ensino superior espalhadas pelo país, sendo 29 universidades públicas e 16 particulares.

Além da UEPB e UFCG, instituições promotoras o evento, a Grão Fino recebeu inscritos de diversas instituições públicas como USP, UnB, UFRJ, UFF, UFPB, UFPE, IFPE, IFPB, UFRPE, UFRN, UFBA, UFOB, UNEB, UESC, UFAL, URCA, UFC, UESPI, UFMT, UFRS, UFPel, FURB, IFSC, UNIMONTES, UFJF, UFOP, UERJ, UFF e UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Entre as instituições particulares, estão Universidade Anhembi Morumbi, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Unifacisa, Cesrei, Unesp, FPB, Uninassau, Unita, entre outras.

Mapa
Além de receber representantes de todos os estados do Nordeste, a Grão Fino on-line contou com a participação pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

Texto: Rostand Melo (Professor)