1º Encontro Redes, Vozes e Rendas debate sobre cultura, produção e desenvolvimento regional

10 de dezembro de 2014

O Grupo de Pesquisa “Memória, comunicação e cultura popular”, com objetivo de refletir sobre o artesanato na Paraíba e lançar produtos midiáticos voltados à divulgação das produções das rendeiras do Cariri paraibano, realizou sábado (6), no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Monteiro, o 1º Encontro Redes, Vozes e Rendas, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca.

Coordenado pela professora Ingrid Fechine, o evento reuniu rendeiras, professores, pesquisadores, autoridades locais e estudantes para debater sobre cultura, produção e desenvolvimento regional. Na abertura, que contou com uma apresentação dos alunos do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca acompanhados pelo professor e músico, Claudinho, Ingrid fez uma apresentação da história de um trabalho voltado para a cultura que vem sendo feito há 12 anos, bem como a divulgação da arte produzida pelas mãos das rendeiras do Cariri.

O professor Marcelo Medeiros, diretor do CCHE, declamou um texto de sua autoria em que destaca o significado do trabalho das rendeiras. “Este evento, que espero ser o primeiro de muitos, é o encontro das mãos que fiam com as mãos dos que ficam extasiados com o trabalho destas rendeiras”. Já a professora Ingrid destacou a importância econômica da renda e a construção para o mercado através da arte. A coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca, Cristiane Agnes, apresentou propostas de novos cursos de capacitação para que as rendeiras possam aprimorar e usufruir dos frutos do trabalho delas.

Na sequência, o escritor monteirense Efigênio Moura, estabeleceu um diálogo com o público a respeito dos três livros escritos por ele: “Eita, Gota”, “Ciço de Luzia” e “Santana do Congo”, que tem como cenário a região do Cariri da Paraíba. Segundo Efigênio, o objetivo estabelecido por ele, durante a criação das obras, foi o de “contar histórias que nunca aconteceram, mas que espero que um dia aconteçam”.

Como parte do resultado do projeto de extensão “Assessoria de comunicação como instrumento de divulgação e visibilidade das produções das rendeiras do Cariri Paraibano”, coordenado pela professora Ingrid Fechine, foram entregues produtos midiáticos que visam dar maior visibilidade à produção das Rendeiras da Renda Renascença do Cariri paraibano.

Foram contempladas a Associação dos Artesãos de Monteiro (ASSOAM), Associação dos Produtos de Arte Zabelê (APAZ), Associação de Desenvolvimento dos Artesãos de São Sebastião do Umbuzeiro (ADART), Associação dos Artesãos de São João do Tigre (ASSOART), Associação Comunitárias das Mulheres Produtoras de Camalaú (ASCAMP) e Associação das Rendeiras da Renda Renascença do Cariri paraibano (ARRRCP).

Participaram dos trabalhos, a coordenadora geral do encontro, Ingrid Fechine; o diretor do CCHE, Marcelo Medeiros; a coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca, Cristiane Agnes; o secretário de Serviços Urbanos do município de Monteiro, Ronaldo Borges e o técnico em agropecuária, Cássio dos Santos. O evento foi encerrado com a participação do Grupo Musical Candeeiro Encantado.