UEPB firma convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural com Universidade de Salamanca

16 de junho de 2014

foto_ccjA Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) formalizou, no mês de abril, convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Salamanca (USAL). O termo foi firmado entre as instituições no dia 30 de abril, através do professor do Departamento de Direito Privado da UEPB, Flávio Romero, representando o reitor Rangel Junior, e a vice-reitora de Assuntos Internacionais da USAL, Maria Ángeles Serrano Garcia. O professor Ricardo Santos Bezerra, do Curso de Direito da UEPB, também participou da formalização do convênio.

Segundo o professor Flávio Romero, “a formalização do convênio é um marco importante para a UEPB, considerando que a Universidade de Salamanca é uma instituição de excelência internacional, cuja história e tradição são publicamente reconhecidas”. Ele destacou que “diversos docentes da UEPB já tiveram a oportunidade de realizar doutorado na Universidade de Salamanca e que, com este convênio, a mobilidade interinstitucional poderá ser incrementada, inclusive por meio de outras ações, até mesmo de natureza cultural”.

Uma primeira ação do convênio já está sendo planejada para o mês de setembro: o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos e Estudos Interdisciplinares de Gênero, a ser realizado em Campina Grande, contando com a participação de professores doutores da Universidade de Salamanca.

Para o professor Ricardo Santos Bezerra, docente e chefe adjunto do Departamento de Direito Público da UEPB, que fez doutorado e pós-doutorado na Universidade de Salamanca, o convênio é um instrumento oficial importante, que pode favorecer a realização de uma série de atividades conjuntas entre as duas instituições. “Na área de Direitos Humanos e dos Estudos Interdisciplinares de Gênero, a Universidade de Salamanca tem um grupo de pesquisa consolidado que pode se constituir num referencial importante para os trabalhos acadêmicos e de pesquisa realizados na UEPB, tanto na graduação quanto na pós-graduação”, destacou.