Histórico

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I é composto pelo curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas – Direito.

Em 13 de março de 1967, sob o reitorado de Edvaldo de Sousa do Ó, foi criada a Faculdade de Direito da atual UEPB.

Teve como seu primeiro Diretor, um dos seus idealizadores, Raul de Sousa Costa. Sua primeira turma foi formada por cem alunos. O curso era pago e ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação.

Posteriormente, mudou-se, sucessivamente, para o Seminário Diocesano, depois para o segundo andar da Faculdade de Administração (onde se formou sua primeira turma) e, em seguida, para o antigo Colégio Anita Cabral, onde se encontra até hoje.

O CCJ possui, atualmente, mais de 600 alunos matriculados, e tem como finalidade a formação de uma classe política, intelectual e empresarial que deixou de emigrar para outras cidades, formando-se e incutindo-se dos valores de sua cidade natal.

Breve histórico

A implantação de um Curso de Direito era uma sonhada aspiração de todas as lideranças de Campina Grande, tendo sido do economista, Sr. Edvaldo de Sousa do Ó, como Reitor da Universidade Regional do Nordeste, a criação da Faculdade de Direito, em l3 de março de l967.

Inicialmente, o curso funcionou nas dependências da Igreja Evangélica Congregacional, tendo como seu primeiro Diretor o Pastor Raul de Sousa Costa, que foi um dos idealizadores do mesmo. A primeira turma foi formada por cem alunos, sendo o curso pago e ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação. Posteriormente, mudou-se para o Seminário Diocesano “São João Maria Vianey”; logo em seguida, foi transferido para a Faculdade de Administração, onde se formou a primeira turma; e por último, o curso foi instalado no tradicional Colégio Anita Cabral, onde se encontra até os dias de hoje.

Integrando inicialmente a Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE) e, consecutivamente, com o processo de Estadualização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em 18 de dezembro de 1971, a Faculdade de Direito foi inserida, tendo o Prof. Sebastião Guimarães Vieira como Reitor dessa instituição.

Convém enfatizar que de início o Curso de Direito desempenhava um papel de formação de uma classe política, intelectual e empresarial, que deixava de emigrar para outras cidades. Contudo, atualmente buscamos a formação de juristas conscientes e com reflexões críticas, comprometidas com os valores sociais locais e globais, relacionados com a defesa dos Direitos Humanos, com a dignidade das pessoas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, típica dos Estados Democrático de Direito.

Assim, o presente projeto tenta dar seguimento ao sonho dos idealizadores deste Curso, de dotar a cidade de Campina Grande de profissionais capacitados para dar suporte ao desenvolvimento jurídico, político, econômico e social de nosso país, e precipuamente de nossa região.

Dados do curso

Modalidade: Bacharelado
Regime acadêmico: Seriado semestral
Reconhecimento: Decreto Federal 71.022/72
Turnos oferecidos: Diuno e noturno
Carga horária: 3.700 (três mil e setecentas) horas
Duração: Mínima de 05 (cinco) anos e máxima de 07 (sete) anos para o turno diurno e duração mínima de 05 anos e meio  (cinco e meio ) e máxima de 07 (sete) anos para o turno noturno

Endereço: Rua Coronel Salvino de Figueiredo, 157 – Centro – Campina Grande – PB
Telefone: (83) 3310-9753 / 3341-4075 / 3310-9752

Núcleo de Prática Jurídica e Escritório Modelo

A prática jurídica é atividade escolar supervisionada que se faz em ambiente de trabalho na atividade profissional correspondente ao curso. A prática jurídica será desenvolvida em forma de estágio. O escritório modelo é um ambiente de estágio do Curso de Direito. Nele, os alunos desenvolverão atividades de treinamento, de modo supervisionado, junto a professores com habilitação para atuar nas instâncias judiciais. O estágio obrigatório é parte integrante da formação jurídica, e, embora haja no ambiente jurídico espaço para desenvolver o estágio de prática jurídica em órgãos públicos e organizações privadas, o ambiente da faculdade é o lugar primeiro dessas atividades.

Endereço: Rua: Cel. Salvino Figueiredo, S/N – Centro 58.100-650 Campina Grande-PB
Telefones: (83) 3310-9753
Email: ccj@setor.uepb.edu.br