Programa de extensão da UEPB é premiado nacionalmente por iniciativa na área de Educação Fiscal

10 de novembro de 2016

Clique para exibir o slide.

Com apenas dois anos de implantação, o programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento”, desenvolvido através do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já começa a colher os bons frutos de suas iniciativas e, na noite desta quarta-feira (9), se destacou no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), no qual obteve o segundo lugar na categoria “Instituições”. A entrega do prêmio foi realizada na sede da Receita Federal, em Brasília (DF).

O professor Francisco Leite, coordenador do programa, recebeu o troféu e um cheque no valor de R$ 5 mil pela premiação. Para ele, a conquista representa um fato extraordinário para a UEPB, para seus alunos e professores. “Estando entre os finalistas e chegando a conquistar esta premiação, estamos demonstrando a importância do trabalho de extensão realizado junto com a pesquisa e o ensino. Certamente, é algo que fortalece ainda mais a extensão universitária e estimula ainda mais o desenvolvimento do trabalho, para levar a educação fiscal cada vez mais perto da população”, disse o professor.

Ao todo, se inscreveram no prêmio 141 projetos nacionais de 18 estados e do Distrito Federal. Destes, 10 se classificaram para a final. O programa extensionista da UEPB envolve alunos dos cursos de Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Administração e Economia, capacitados por auditores da Secretaria da Receita Federal e da Controladoria Geral da União, e conta ainda com oito projetos simultâneos. Os estudantes envolvidos na iniciativa prestam assistência a pessoas da comunidade acadêmica da UEPB e a população em geral. Em uma das ações, eles ajudam na elaboração da Declaração do Imposto de Renda, graças a uma parceria da UEPB com a Receita Federal de João Pessoa e Campina Grande.

Dentro das atividades do projeto também são realizados cursos, palestras, seminários, oficinas voltadas à comunidade acadêmica, aos contabilistas e aos setores do empresariado paraibano, com temas relativos à educação fiscal e ao empreendedorismo, bem como capacitação de alunos. A ação tem como parceiros o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB), o Instituto Paraibano de Estudos Tributários e as Delegacias da Receita Federal de João Pessoa e Campina Grande, Controladoria Geral da União e o Instituto Paraibano de Estudos Tributários da Paraíba.

O projeto tem como metas inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades, bem como realizar uma ou mais atividade por mês para cada um dos segmentos a seguir: contadores, advogados, administradores e empresariado, com o conteúdo de educação fiscal, técnico-profissional ou pertinente ao empreendedorismo.

“Receita para a Cidadania e para o Desenvolvimento” possui Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) funcionando no Câmpus da UEPB em Monteiro, orientando o contribuinte para a utilização de mais de 200 serviços que a Receita Federal disponibiliza através da internet. A partir da supervisão de um professor, o aluno presta auxílio didático para que, posteriormente, a própria pessoa física possa utilizar sozinha as ferramentas do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte oferecido pela Receita Federal. A UEPB e a Receita Federal do Brasil já estão trabalhando no sentido de instalar um NAF também em Campina Grande.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Assessoria Febrafite