Projeto de Extensão da UEPB realiza ação de prevenção a violências e acidentes em Catolé do Rocha

3 de abril de 2017

Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Catolé do Rocha, realizou no último dia 30 de março, o 2º Workshop da Saúde: Promoção da prevenção às violências e acidentes. O evento, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre estudantes e educadores, aconteceu na Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC) como parte das ações previstas no Projeto de Extensão “A saúde integral da juventude”, desenvolvido no CCHA com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) em parceira com diversas instituições e serviços locais.

Em sua segunda edição, o workshop teve como marco os diversos serviços realizados gratuitamente pelas equipes multiprofissionais dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Regional e Municipal (compostas por advogados, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos). O evento também contou com a participação da 2ª Cia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba de Catolé do Rocha. Na ocasião, a psicóloga do CREAS Regional, Thallyssa Thannaka Guimarães, ministrou uma palestra abordando temas como a violência, suas causas, sinais e sintomas, suas consequências para a saúde e como fazer para prevenir tais ações violentas.

Em sua participação, o tenente Gustavo e o soldado Filho, do Corpo de Bombeiro Militar, trataram sobre a prevenção aos principais tipos de acidentes domésticos como quedas, queimaduras, asfixia, intoxicação, choque elétrico, cortes, mordidas e picadas de animais, além de afogamentos. Segundo o professor Marcelo Vieira, do Departamento de Letras e Humanidades, os estudantes e educadores interagiram com os palestrantes, participando ativamente das discussões.

Para o estudante Igor Figueiredo, do 2º ano médio da EAC, as apresentações foram muito interessantes, principalmente a dos Bombeiros, que mostraram como fazer os primeiros socorros e prevenir acidentes, além da apresentação do pessoal do CREAS, que falou sobre as violências. Segundo o estudante, é muito válido que a Escola venha trabalhando com essas atividades, pois elas ajudam os alunos e tiram várias de suas dúvidas.

Já o estudante Memucan Vieira, do 2º ano médio da EAC, destaca que a ação foi muito boa e educativa. Ele, que já possuia uma pequena base de conhecimentos sobre primeiros socorros e já tinha tido a oportunidade de usá-los, frisou que se já soubesse do que aprendeu no workshop, podia ter feito muito melhor. Memucan disse que gostou muito da iniciativa e apoia ações como essas, realizadas pelo projeto.

Texto e fotos: Divulgação