Nota de Solidariedade à Professora da UEPB Vanessa Narel

10 de maio de 2022

O Departamento de Letras e Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no Campus IV- Catolé do Rocha, vem prestar sua solidariedade e apoio à docente Vanessa Narel que vem sendo importunada há pelo menos dois anos por seu ex-companheiro que não aceita o fim da relação conjugal. A docente já tem uma medida protetiva contra o acusado, contudo, no último fim de semana, o ex-parceiro quebrou a medida protetiva indo até a ex-companheira em um evento público da cidade e a ameaçou novamente, além disso, já havia quebrado há uns 15 dias atrás em outro determinado evento que também a ameaçou dizendo que fosse embora, pois seria melhor para ela. Em resposta, a Polícia Civil foi acionada e deteve o acusado.  A professora Vanessa Narel é a mãe de três crianças que dependem dela financeira e emocionalmente.

Há poucos meses, nesta mesma cidade de Catolé do Rocha, presenciamos perplexos o feminicídio de Iane Cristina que foi morta por seu então namorado. O feminicídio costuma ser chamado como o “crime de uma tragédia anunciada” já que a vítima sofre umas ou várias das violências domésticas especificadas na Lei Maria da Penha (psicológica, moral, física, sexual e patrimonial). Assim, o caso de Vanessa Narel nos preocupa pois apresenta sinais que podem descarrilhar para este crime hediondo que é o feminicídio. Se nós, enquanto sociedade não pudemos proteger Iane Cristina que possamos, mesmo que tardiamente, proteger Vanessa Narel e qualquer outra mulher que possa vir a sofrer essa violência.

A vida pessoal é política quando atenta contra a vida das mulheres. Amor não é um jogo de poder e dominação no qual ganha quem exercer maior violência. Toda e qualquer mulher tem o direito e a autonomia de se retirar da relação a qualquer momento em que ela julgue adequado, o papel do outro é aceitar. Assim, o Departamento de Letras e Humanidades – DLH presta sua irrestrita solidariedade à docente Vanessa Narel e se compromete a procurar todo o auxílio institucional para protegê-la.

Se você sofre violência doméstica ou conhece alguém que está passando por essa situação, não se cale, ligue para 190 (em casos de emergência/Polícia Militar), 197 (denúncia anônima/Polícia Civil), 180 (serviço nacional), ou ainda Centro Estadual de Referência da Mulher (83) 98826-8834. No Instagram você também pode denunciar em @coord_mulher_tjpb ou ainda para saber mais sobre o que é a Lei Maria da Penha acesse www.institutomariadapenha.org.br

Em briga de ex-marido e mulher se mete a colher sim, porque é pela vida das mulheres!